15/06/2023 às 13h37min - Atualizada em 15/06/2023 às 13h37min

Circula Minc chega ao Amazonas com oficinas de capacitação para o setor cultural

A iniciativa aberta ao público é promovida pelo Ministério da Cultura com apoio do Governo do Estado

Da Redação
agenciaamazonas.am.gov.br

Portal Obidense  Publicidade 790x90

FOTO: Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

AMAZONAS - Com a proposta de capacitar agentes culturais, estaduais e municipais, para adesão aos procedimentos de recebimento de recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n° 195, de 8 de julho de 2022), o Ministério da Cultura chega a Manaus com a caravana do Circula Minc. Este primeiro encontro na capital amazonense será no dia 19 de junho, das 8h às 17h, no Salão Solimões, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, avenida Sete de Setembro, Centro.

A programação do Circula Minc será dividida em dois momentos: pela manhã serão promovidas as oficinas de capacitação com o setor cultural e a sociedade civil e, à tarde, o treinamento será reservado aos gestores de cultura dos municípios. O evento será transmitido pelo Youtube da Cultura do Amazonas e terá o suporte com intérprete de Libras.

A caravana, que vem percorrendo vários estados brasileiros, é uma parceria entre o MinC e os governos estaduais. No Amazonas, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa é responsável por intermediar o contato entre gestores culturais e as etapas para aquisição dos recursos federais. Após as reuniões setoriais e a aprovação do Plano de Ação do Estado, referente à Lei Paulo Gustavo, o próximo passo é a convocação da classe artística e da sociedade civil para participar da ação de cunho nacional.

“É muito importante que a classe artística, gestores culturais e os membros do Conselho Estadual de Cultura participem do Circula Minc para que todos possam beneficiar seus projetos de maneira efetiva, a partir dos recursos da lei federal”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

“A equipe técnica do Ministério da Cultura está visitando os estados que vão operar com a LPG, prestando todo apoio e disponibilizando o material necessário para se chegar ao recurso que, certamente, irá ampliar a linha de projetos culturais do Estado”, reforça Apolo. 

Em maio, o Circula Minc esteve em 11 estados, dialogando com o setor cultural sobre a lei, beneficiando mais de duas mil pessoas que já participaram das oficinas. Em junho, a iniciativa chegou aos estados do Acre, Rio de Janeiro, Goiás, Ceará, Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais, Sergipe, Espírito Santo, Maranhão, Bahia, Paraná, Amazonas, Tocantins e Distrito Federal.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp