13/06/2023 às 16h52min - Atualizada em 13/06/2023 às 16h52min

Campanha de conscientização educativa orienta crianças e adolescentes sobre os perigos de empinar pipas perto da rede elétrica

Em parceria com a Equatorial Pará, o projeto acontecerá em 10 municípios pelo estado, com crianças da faixa etária de 11 a 14 anos

Da Redação

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Educação e diversão

PARA - Durante o mês de junho, o “Projeto Pipas” percorre 55 escolas no Pará com o objetivo de levar conscientização para crianças e jovens sobre os riscos de empinar pipas perto da fiação elétrica. De forma lúdica e educativa, a ação conta com brincadeiras, apresentação teatral e distribuição de gibis. A iniciativa tem o patrocínio da Equatorial Pará, com realização do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), via Lei Semear, do governo do Estado do Pará.
 

O objetivo do projeto é conscientizar crianças e jovens sobre os perigos de empinar pipas próximas às redes elétricas. A iniciativa busca educar e alertar a comunidade escolar sobre os riscos de acidentes graves que podem ocorrer quando as pipas entram em contato com a fiação elétrica.
 
Para Eder Carvalho, executivo de Segurança da Equatorial Pará, a educação sobre segurança para crianças é fundamental tanto para evitar acidentes quanto para que elas cresçam como adultos conscientes dos ricos de mexer com a rede elétrica de forma inadequada.
 
“A criança é agente de informação para toda a família. Trabalhamos com elas de forma lúdica e educativa para que tenham noção do perigo de estarem perto da fiação, por exemplo. Sabemos que nos meses de férias escolares a brincadeira de pipas aumenta e com isso, aumentam, também, as nossas ações de educação para a segurança”, afirma Eder.
 
Ações

O projeto levará dinâmicas lúdicas para o aprendizado e conscientização dos perigos de empinar pipas próximo a fios de eletricidade, como jogo de perguntas de conhecimentos sobre pipas, roleta numérica, corrida no tapete de cores com equipes que serão formadas. Todo ganhador das dinâmicas terá brindes: quebra-cabeças temático, adesivos, bonés e camisas.

Também será distribuido gibis em quadrinhos que conta sobre a “Turma do Geral”, um grupo de meninos e meninas de bairro (Chorão, Carapirá, João Vítor e Noca), que adoram pipas e tem muitas dicas importantes sobre segurança nesta brincadeira a compartilhar. Terá também apresentação teatral dos personagens, com uma história inédita.
 
Cronograma
O projeto segue até o dia 23 de junho e, em Santarém será nos dias 15 e 16 de junho.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp