12/06/2023 às 08h35min - Atualizada em 12/06/2023 às 08h35min

Centro de Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém, alcança 90% dos serviços de obra

Equipamento público, construído pelo governo do Estado, garante maior conforto, comodidade e a segurança necessária para grandes eventos

Da Redação
agenciapara.com.br

Portal Obidense  Publicidade 790x90

FOTO: agenciapara.com.br

SANTARÉM - As obras do Centro de Convenções Sebastião Tapajós, no município de Santarém, alcançaram a marca de 90% dos serviços executados. O equipamento público quer potencializar as atividades turísticas e culturais da região oeste do Pará. Com a nova e moderna estrutura para a população, a expectativa é de crescimento no número de  grandes eventos na Pérola do Tapajós, como é chamado carinhosamente o município de Santarém.

A obra é executada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), tem investimento de R$ 70 milhões, do Tesouro Estadual, e garante maior conforto, comodidade e a segurança necessária para um espaço totalmente climatizado e com acessibilidade para receber os visitantes.

O secretário de obras do Estado, Ruy Cabral, fiscaliza os serviços junto à equipe técnica . “Visitando o Centro de Convenções de Santarém, se vê que a obra importante para região em breve será entregue à população. Ela está ficando belíssima e terá um lugar amplo, bem estruturado em seus mais de 10 mil metros quadrados de construção", disse ele. 

"É uma obra que trará eventos culturais e eventos de todas as naturezas comerciais, valorizando o importantíssimo cidadão da região, com seus trabalhos artesanais, com a sua cultura e com seus movimentos sociais. Agradecemos a prefeitura de Santarém por ter cedido este terreno e pela parceria com o Governo do Estado”, acrescentou o  titular da Seop.

O espaço vai possibilitar exposições, eventos e produções culturais. Além de apresentações musicais, teatrais e palestras acadêmicas. São mais de 10 mil metros quadrados, divididod em quatro setores, como pavilhão de eventos, bloco do auditório - com capacidade para até 1.200 pessoas - administrativo e o bloco de serviços.

O local contará com praça de alimentação com capacidade para 360 pessoas, e, ainda, camarins, área vip, sala de imprensa, auditório, um galpão de eventos e um amplo espaço para estacionamento. Para o taxista Pablo Lima, a expectativa de melhorias com a abertura do espaço é a melhor possível.

“Nós estamos numa grande expectativa vendo o trabalho sendo desenvolvido aqui do Centro de Convenções, no nosso município. E nós, da categoria dos motoristas de táxi, esperamos que isso venha trazer um fluxo de pessoas para os eventos que vão se suceder neste espaço. Então, acredito que vá ser produtivo e proveitoso, não só para a categoria mas para o município,  potencializando o turismo”, disse o taxista.

Desde o início das obras, já foram gerados aproximadamente mil empregos diretos e indiretos e, atualmente, o efetivo trabalhando diretamente na estrurua tem mais de 350 colaboradores. Eles executam os serviços finais de instalação de portas, de vidros, dos equipamentos de refrigeração, tubulações, sistema elétrico, revestimento de pisos e a colocação de telhas e limpeza.

Homenagem - O Centro homenageia o compositor e violonista paraense Sebastião Pena Marcião, internacionalmente conhecido como Sebastião Tapajós. O artista nascido em Alenquer e criado em Santarém foi premiado como o melhor músico brasileiro pela Academia Brasileira de Letras (ABL), no ano de 1992. 

Sebastião Tapajós voltou a Santarém em seus últimos anos de vida, e faleceu em 2 de outubro de 2021, deixando uma obra monumental e um enorme legado à cultura brasileira.

Cleiciane Valeria é agente de viagens e trabalho no Aeroporto Internacional de Santarém 'Maestro Wilson Fonseca'. Ela ressalta a grandiosidade do espaço e as possibilidade para a valorização da cultura  regional. 

“Eu acredito que pelo espaço que vemos será bem grande e bem mais equipado comparado a outros locais. Então, é uma forma de atrair eventos voltados para  a cultura, política, esporte e até realização de shows. Um atrativo a mais,fora que ele é próximo do aeroporto, na entrada de Santarém”, disse a agente de viagens, Cleiciane.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp