06/06/2023 às 09h21min - Atualizada em 06/06/2023 às 09h21min

A arte visual interage com a cenários amazônicos na mostra Jaraquiart de Jandr Reis

Telas do artista amazonense saem do ambiente convencional e ganham destaque na natureza e cenários do município de Novo Airão

Da Redação
agenciaamazonas.am.gov.br

Portal Obidense  Publicidade 790x90

FOTOS: Divulgação/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa

MANAUS - Em homenagem ao mês que celebra mundialmente o meio ambiente, o artista plástico Jandr Reis assina a exposição “Jaraquiart”, que estará em exibição do dia 6 a 18 de junho, no deck buritizal do Manauara Shopping. A mostra é aberta ao público e recebe apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

São 14 imagens fotográficas de Pedro Marinho, em grandes dimensões (100 x 200 centímetros), registradas durante a temporada de Jandr Reis no município de Novo Airão. As fotos revelam as telas do artista sobrepondo as casas dos ribeirinhos, embarcações e locais onde a natureza harmoniza com a arte visual.

Jandr soma mais de 30 anos de carreira e, nesta mostra, ele revela que as obras receberam influência da arte do americano Jean-Michel Basquiat, por quem não esconde a admiração. 

A coletânea do “Jaraquiart” é o reflexo dos trabalhos anteriores do amazonense, marcados pela singularidade ao unir o orquidário ao urbano, além de elementos indígenas e o cotidiano ribeirinho. 

“A união de peixes amazônicos, canoas, cuias, lamparinas e a simbólica cúpula do Teatro Amazonas demonstram o meu sentimento pela Amazônia como um quintal de casa, assim como elementos que relembram bordados e a pesca figuram como uma homenagem aos meus pais”, disse o artista, ao lembrar que as portas para as artes foram abertas pela sua mãe, que se dedicava aos bordados e ao seu pai, que era pescador e lhe apresentou itens tradicionais da pesca cabocla.

Sobre o artista 

Nascido em Óbidos/PA, em 1968, e radicado em Manaus no ano 1980, Jandr é formado em Comunicação Digital Design e Multimídia na Universidade Paulista/Unip, e Pós-graduado em Museologia na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Procurou aprimorar-se cada vez mais nas pinturas (objetos/instalações), utilizando modelo vivo, cinema e mídias contemporâneas, através de cursos realizados no Rio de Janeiro, como no MAM, Escola de Artes Visuais – Parque Lage, Funarte e Atualização em Introdução à Museologia e Museografia, concepção, montagem e ação educativa em exposições.

Artista mapeado Região Norte 99/2000 e 2001/2002 do Projeto Rumos Visuais Itaú Cultural, atualmente é um dos responsáveis pelas curadorias e exposições de Galeria e Centros Culturais – órgãos da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas.

Participou de exposições coletivas nacionais e internacionais, tendo como destaque sua participação como único artista amazonense no V Festival Cultural do Brasil em Gmünd, cidade das artes na Áustria, em 2017, e em 2021 sua Exposição individual “Jaraquiart – Jandr Reis 30 anos de arte” no Palacete Provincial, Manaus/AM, em comemoração aos seus 30 anos de carreira.

Portal Obidense  Publicidade 790x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp