30/05/2023 às 15h12min - Atualizada em 30/05/2023 às 15h12min

Prefeitura de Óbidos garante abastecimento de água nas comunidades São Pedro e ‘Mamiazinho’

Manutenção de motores de luz e escavação de poço, foram realizados pela Seurbi nesta semana

Por: Érique Figueirêdo
ASCOM-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Abastecimento de água nas comunidades São Pedro e ‘Mamiazinho’
ÓBIDOS - O investimento em infraestrutura e equipamentos para a manutenção e construção de microssistemas de abastecimento de água em comunidades rurais de Óbidos, está possibilitando que o serviço básico, que não chegava na casa de milhares de famílias, agora seja uma realidade.
 
Nesta terça-feira (30) a Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento, Urbanismo e Infraestrutura (Seurbi), entregou o motor de luz de 27 HP, que foi recuperado após receber uma descarga de um raio, há meses atrás.

 
O equipamento gera eletricidade para a bomba d’água, que abastece o microssistema que atende mais de 30 famílias na comunidade São Pedro, distante há 58 km da sede do município.
 
Esse equipamento e de suma importância para a comunidade. Chegamos a ficar mais de um mês sem água nas torneiras, o que para as famílias daqui e um transtorno, devido não termos igarapés próximos. Há cerca de quinze dias recebemos um motor provisório e agora temos o nosso, funcionando normalmente. A comunidade agradece”, disse Washington Luís Paes, responsável pelo microssistema.



 
Os servidores da Seurbi também estiveram na comunidade “Mamiazinho”, na região do São Pedro, onde concluiu a escavação de um poço, com 18 metros de profundidade e aproximadamente 8 metros de água potável.
 
A comunidade, fundada há mais de 20 anos, nunca teve um sistema de abastecimento de água, e o término do trabalho de escavação, com a instalação da bomba d’água que atestou a qualidade do produto, pôs fim a primeira etapa do trabalho que durou cerca de três meses.
 
“Essa é um trabalho gratificante, porque vai dá água pra essa gente que nunca contou com esse benefício, e marca o fim dessa primeira fase do trabalho de escavação e instalação da bomba. Foi preciso cavar três poços, em locais diferentes, pra poder conseguir água saudável. Nas outras tentativas o que conseguimos foi água salgada e com enxofre. Nós somos muito agradecidos a Deus por chegarmos num lugar que nos deu água de qualidade”, relatou o secretário adjunto da Seurbi, Rui Lima.


 
A comunidade “Mamiazinho”, integra uma região que tem a forte influência da Agricultura Familiar e da Agropecuária, mas devido à falta de água, e das dificuldades para conseguir fontes saudáveis para  o abastecimento das das famílias, o local sofreu nos últimos anos uma considerada redução no número de moradores. Mas, com a chegada da água, já há a intenção de algumas pessoas retornarem à localidade, como disse o líder comunitário, Evanildo Andrade.
 
“Existem pessoas que já têm a proposta de fazer casa aqui, devido à chegada da água. Atualmente esse sistema vai beneficiar cerca de 10 de famílias, além da escola que também enfrenta muita dificuldade para conseguir água, a igreja e os moradores em geral. Nós vamos continuar com os trabalhos, pra garantir que o serviço atenda a todos com qualidade”, garantiu.
 
O projeto
 
O sistema de abastecimento de água da comunidade Mamiazinho, além do poço já escavado e do motor de luz da comunidade que já está fornecendo energia para a bomba d’água, conta ainda com a instalação da tubulação que abastecerá o reservatório, que ficará no elevado erguido próximo onde há a maior concentração de casas da comunidade.
 
O investimento contará a inda com a instalação da tubulação de distribuição, que levará água para as famílias da comunidade, escola e igreja.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp