05/05/2023 às 10h30min - Atualizada em 05/05/2023 às 10h30min

Governo Lula vai ao STF contestar privatização da Eletrobras | Portal Obidense

AGU prepara ação para devolver controle da empresa à União

Da Redação
revistaoeste.com

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Imagem da internet

BRASIL - O governo de Luiz Inácio Lula da Silva vai contestar a privatização da Eletrobras no Supremo Tribunal Federal (STF).
 

A Advocacia-Geral da União (AGU) já tem pronta uma ação de inconstitucionalidade para questionar o modelo de privatização da empresa do setor elétrico. A ação deverá ser protocolada nos próximos dias, segundo informou a CNN.
 

O objetivo do governo é retomar o controle da empresa, mesmo sem deter a maioria das ações ordinárias.
 

A operação que cedeu o controle à iniciativa privada foi concluída em junho de 2022 no governo de Jair Bolsonaro. Houve um aumento de capital da Eletrobras com a privatização, mas só o mercado participou. O governo — União, BNDES e BNDESPar — reduziu sua fatia societária de 62% para pouco mais de 40%.
 

Uma das cláusulas aprovadas pelo Congresso, no ano passado, impede que grandes investidores de assumir o controle da empresa. Mesmo que uma companhia privada adquira ações da Eletrobras no mercado, ela terá seu poder decisório sempre limitado a 10%.
 

É esse ponto que a AGU pretende questionar no STF. A ação pretende impor o conceito de proporcionalidade nas decisões da companhia. Como a União ainda detém 40% de participação com direito a voto, ela recuperaria o controle.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp