01/05/2023 às 09h41min - Atualizada em 01/05/2023 às 09h41min

Força-tarefa estadual já atende famílias atingidas por deslizamento de terra em Almeirim | Portal Obidense

Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Cohab e Seaster cadastram as vítimas para atendimento pelos programas 'Recomeçar' e 'Sua Casa'

Da Redação
Agência Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Agência Pará

ALMERIM - Com a rapidez que a situação exige, a força-tarefa estadual - composta por Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Estadual, Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) e Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) – atua neste domingo (30), de forma emergencial, na sede municipal de Almeirim, no oeste paraense. De acordo com Corpo de Bombeiros, um deslizamento de terra ocorreu na cidade no sábado (29), atingindo três residências. Uma pessoa ficou ferida.
 

O governador Helder Barbalho determinou atenção especial às famílias atingidas, e destacou a atuação das equipes estaduais. “Quero me solidarizar com as famílias de Almeirim afetadas pelas fortes chuvas na madrugada do dia 29. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar já estão na região prestando todas as providências necessárias. Cohab e Seaster também realizam os cadastros das famílias que tiveram perdas materiais”, informou Helder Barbalho.
 

Segundo as equipes, o deslizamento ocorreu na Rua Rabelo Mendes, Bairro Nova Vida. Não há registro de óbito no local; uma pessoa sofreu luxação em uma das pernas. As primeiras informações apontam que três residências foram destruídas. A área ao redor do local foi interditada, e os moradores remanejados para abrigos fornecidos pela Prefeitura de Almeirim.
 

De acordo com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar, 67 pessoas estão em situação de risco, entre as quais três idosos, três pessoas com deficiência, duas gestantes e 24 crianças. Dezesseis famílias têm necessidade de realocação e quatro famílias tiveram perdas materiais.
 

Emergência - Neste domingo, as equipes concentram esforços para decretar Situação de Emergência no município devido às chuvas intensas. A medida administrativa possibilita ampliar e acelerar os atendimentos.
 

Em parceria com a Prefeitura, a força-tarefa avalia projetos para destinação definitiva dos moradores para um local fora da área de risco.
 

Neste domingo também começou o cadastramento das famílias pré-inscritas pela assistência social ao Programa Recomeçar, que concede apoio financeiro às vítimas em situações extremas. O cadastro será encaminhado a órgãos como Cohab e Seaster.
 

"Sua Casa" - Técnicos da Companhia de Habitação avaliarão a situação das famílias, a fim de garantir rapidez na liberação dos recursos do Programa Sua Casa, política pública que garante apoio de até R$ 21 mil para construção e reconstrução de moradias.
 

O presidente da Cohab, Luís André Guedes, afirmou que a situação é tratada com total atenção. “Estamos em contato direto com os outros órgãos. Com o cadastramento e laudo da Defesa Civil atendemos às famílias que se enquadram nos critérios técnicos do ‘Sua Casa’. Dessa forma será possível garantir apoio para reconstrução e construção dos imóveis em áreas mais seguras”, disse o gestor.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp