22/04/2023 às 16h21min - Atualizada em 22/04/2023 às 16h21min

Profissionais da educação infantil municipal recebem capacitação em projeto de formação continuada

O objetivo é que professores e coordenadores se familiarizem com as novas metodologias de ensino-aprendizagem voltadas à preparação dos alunos

Por: Érique Figueirêdo
ASCOM-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Capacitação na educação - Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO

ÓBIDOS - A permanência dos alunos na sala de aula e o bom desempenho no processo de ensino-aprendizagem das crianças matriculadas na educação infantil da rede municipal de ensino de Óbidos, foram os temas da formação pedagógica, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, nesta quarta (19) e quinta-feira (20).

A formação é um dos eixos previstos no Decreto de Emergência na Educação, assinado no mês passado pelo prefeito Jaime Silva, que tem o objetivo de recuperar as perdas identificadas na rede de ensino após a pandemia da Covid-19, com mudanças no sistema de ensino e investimentos em qualificação e infraestrutura.




O decreto, entre outras metas, visa zerar a evasão escolar e manter os alunos na sala de aula com alto desempenho. Para isso, profissionais, de todas as áreas, estão passando por um ciclo de capacitações, chamadas de “formação continuada”, que nesta semana está sendo voltada para a educação infantil.

 
“Essa formação é no sentido de qualificar mais ainda os nossos professores para que o ato de brincar, seja o ato de aprender. Com isso, o aluno vai para o primeiro ano já com uma base do processo de alfabetização e letramento. Esses professores qualificados, darão uma melhor aprendizagem às crianças, sem que essas precisem, futuramente, de uma atenção diferenciada”, explicou o assessor em gestão educacional da Semed, Luiz Airoza.


As unidades de ensino já seguem um componente curricular específico do município, voltado para a realidade local. Para o coordenador pedagógico da Escola Municipal Dom Floriano, Ronivaldo Brelaz, a formação é indispensável na atualidade.

 
“Esses conhecimentos só têm a contribuir com o nosso trabalho. Tem professores que estão iniciando a carreira esse ano, precisando dessa experiência, desse conhecimento. Então essa formação é de suma importância para todos, desde os mais experientes aos professores iniciantes na educação infantil”, ressaltou.

O prefeito Jaime Silva participou da abertura da formação e destacou as ações que estão sendo realizadas para melhorar a educação no município.


 
“O pessoal da educação infantil é muito importante, eles são a base da evolução dos nossos alunos, por isso acreditamos que esse planejamento e essas formações vão melhorar os nossos índices. Isso tudo aliado a outros investimentos, como o aumento salarial dos professores, e outras mudanças que ainda vão ser confirmadas, obras de reformas das escolas e a troca dos materiais permanentes”, lembrou o prefeito.

O decreto de emergência na educação de Óbidos permanecerá em vigor, até que os índices da rede municipal, sejam considerados satisfatórios.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp