05/04/2023 às 07h34min - Atualizada em 05/04/2023 às 07h34min

Ensino superior deverá ter atendimento especial para estudantes com transtornos de aprendizagem | Portal Obidense

Projeto com esse objetivo foi aprovado pela comissão de educação, cultura e esporte.

Rodrigo Resende.
Da Rádio Senado

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Da Rádio Senado

BRASIL - Estudantes de ensino superior com déficit de atenção ou hiperatividade devem contar com estrutura das universidades e faculdades para a realização de seus cursos. De autoria do senador José Maranhão, do MDB da Paraíba, o projeto com esse objetivo foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. O relator, Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, citou algumas das adaptações previstas na proposta para esses estudantes.
 

(Confúcio Moura): Disponibilização de aulas complementares ou de reforço, oferecidas em meio que lhes favoreça o aprendizado; flexibilização da forma de apresentação de trabalhos individuais, respeitada a escolha do educando por atividade alternativa à exposição oral; realização de provas e exames em ambiente apropriado e em tempo adequado à condição do educando;
 

Confúcio Moura destacou que as mudanças também devem atingir a orientação dos trabalhos de conclusão dos cursos.
 

 Confúcio Moura - garantia de acompanhamento de trabalhos de conclusão de curso por professores capacitados para lidar com necessidades específicas do orientando; e sigilo e respeito à condição de pessoa com transtornos específicos de aprendizagem e do desenvolvimento neurológico.
 

Confúcio Moura defendeu a capacitação de profissionais das universidades para esse atendimento. A proposta segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

 


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