30/03/2023 às 09h50min - Atualizada em 30/03/2023 às 09h50min

Juruti UP desperta jovens para o empreendedorismo sustentável nos municípios de juruti, juruti velho, prudente, monte sinai e curumucuri

Projeto inicia segunda edição e prevê mais ganhos socioambientais para Juruti

Da Redação
Fonte: Duda Lobo

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Projeto Juruti UP

Março de 2023 – Um projeto que tem como objetivo despertar o empreendedorismo sustentável entre os jovens, buscando direcioná-los e orientá-los na criação de suas próprias ideias de negócio com foco na floresta, biodiversidade e agricultura. 

A criação de negócios que contribuem com a manutenção da floresta em pé e ao mesmo tempo gerem renda para a população da região são o objetivo da iniciativa, que chega à cidade sob a liderança do Centro de Empreendedorismo da Amazônia com apoio da Alcoa Foundation e parceiros locais.

O projeto também resgata as equipes da primeira edição, oferecendo a etapa de Aceleração, momento da jornada em que os modelos de negócios serão transformados em negócios reais, recebendo apoio técnico e financeiro para que as empresas atuantes com produtos da socioeconomia possam dar seus primeiros passos com segurança.

Em 2023, o Juruti Up traz uma grande novidade, sua integração ao escopo do projeto Ingá  (Indicadores de Sustentabilidade e Gestão na Amazônia). O Projeto Ingá apoia a formação de capital humano local para a autonomia da gestão e liderança do território, proteção e conservação de florestas nativas, restauração de áreas degradadas, apoio ao empreendedorismo e a estruturação do Observatório de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do município em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no território.




O Ingá traz instituições parceiras de renome, sua iniciativa é coordenada pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS), com investimentos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), da Alcoa Foundation, da Citi Foundation e da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA). Os parceiros são o Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA) e Aliança Bioversity/CIAT (Centro de Internacional de Agricultura Tropical).

Podem se inscrever no Juruti Up Segunda Edição jovens que tenham entre 18 (dezoito) a 39 (trinta e nove) anos, residentes ou estudantes do município de Juruti, no Pará, que estejam cursando, pelo menos, o ensino médio e que tenham interesse em conhecer mais sobre a Amazônia, região do Baixo Amazonas e suas oportunidades de empreendedorismo sustentável.


Interessados podem se inscrever e conhecer o regulamento completo da iniciativa no site jurutiup.com.br
“Por conta de suas riquezas naturais, cultura e localização estratégica, Juruti possui um grande potencial de gerar renda, emprego e melhoria da qualidade de vida através do empreendedorismo sustentável.”, diz Raphael Medeiros, Diretor Executivo do Centro de Empreendedorismo da Amazônia.

“Para mim o Juruti Up abriu um horizonte de oportunidades. Hoje sei que posso trabalhar sustentavelmente sem sair do meu município. Todas as atividades que foram feitas durante o projeto me trouxeram muito conhecimento enquanto estudante e também como empreendedora.” diz Carmem Costa, participante da Primeira Edição do Juruti Up.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp