21/03/2023 às 08h58min - Atualizada em 21/03/2023 às 08h58min

Projeto Ingá inicia segunda fase com novos parceiros e prevê mais ganhos socioambientais para Juruti

Coordenados pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS), os investimentos para esse novo ciclo somam mais de R$ 2,7 milhões e serão aplicados em diversas ações ao longo de 18 meses

Por; Italo Brum
Inf. Alcoa

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Projeto Ingá inicia segunda fase com novos parceiros

JURUTI - O Projeto Ingá (Indicadores de Sustentabilidade e Gestão na Amazônia) inicia sua segunda fase de execução, que terá a duração de 18 meses. As ações são divididas em sete estratégias e executadas por trimestre. Vale lembrar que o projeto não teve interrupção e que nesta segunda fase conta com novos parceiros: Citi Foundation e Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA). Os investimentos para essa nova fase somam mais de R$ 2,7 milhões.
 

Na última semana, equipes técnicas do projeto iniciaram a apresentação das mudanças e os avanços do projeto até novo momento. 


 
A iniciativa é coordenada pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS), com investimentos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), da Alcoa Foundation, da Citi Foundation e da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA). Os parceiros são o Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA) e Aliança Bioversity/CIAT (Centro de Internacional de Agricultura Tropical).

O Projeto Ingá apoia a formação de capital humano no município paraense de     Juruti para a autonomia da gestão e liderança do território, proteção e conservação de florestas nativas, restauração de áreas degradadas, apoio ao empreendedorismo e a estruturação do Observatório de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do município em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no território.    



 
Para Marcos Amaral, vice-presidente do IJUS, a segunda fase do Projeto Ingá tem como ganho as experiências acumuladas ao longo de sua primeira etapa, como também dos demais programas desenvolvidos pelo Instituto. “O reconhecimento das necessidades do território onde atuamos possibilitará a eficácia na abordagem junto às nossas comunidades, mas também, potencializará o impacto das nossas ações. O diálogo promovido junto aos atores locais, numa perspectiva colaborativa, possibilitará uma gestão participativa das atividades. Com as pesquisas desenvolvidas pelo Observatório, poderemos ter diagnóstico do território e propor uma agenda de desenvolvimento de diferentes setores com responsabilidade socioambiental”, estima.
 
O foco prioritário das ações do projeto na primeira fase foi direcionado para três importantes regiões do município de Juruti: o Projeto de Assentamento Agroextrativista (PEAEX) do Curumucuri, através da parceria com as organizações Associação das Comunidades da Gleba Curumucuri (ACOGLEC) e Cooperativa Mista do Curumucuri, o PEAEX Prudente Monte Sinai, através da parceria com a Associação das Comunidades Prudente e Monte Sinai (ACOPRUMS), e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Jará, em parceria com o Conselho da Unidade de Conservação, além de ações na área urbana da cidade.


 
Juruti Velho
A segunda fase do Projeto Ingá contempla a região de Juruti Velho, que irá receber, principalmente, as iniciativas do Juruti UP, por meio das oficinas “Despertar” do CEA. O Juruti UP é um projeto que tem como objetivo principal despertar o empreendedorismo sustentável entre os jovens da região, buscando direcioná-los e orientá-los de acordo com a metodologia do “design thinking” e psicologia positiva.    
  
Ao todo serão realizadas cinco oficinas “Despertar”, envolvendo 450 jovens nas regiões de Juruti Velho, Curumucuri, Prudente Monte Sinai, Juruti sede e um seminário de encerramento. Além de contribuir com a criação de novos negócios, a ideia é estimular os jovens a contribuir com o desenvolvimento sustentável na Amazônia por meio de suas ideias de negócios sustentáveis em sua região com foco na floresta, biodiversidade e agricultura sustentável.

Por conta de suas riquezas naturais, cultura e localização estratégica, Juruti possui um grande potencial de gerar renda, emprego e melhoria da qualidade de vida através do empreendedorismo sustentável.  Segundo o coordenador do Juruti UP, Luiz Fadel, a ideia é despertar nos jovens o interesse tanto pelo desenvolvimento sustentável como social do território. “Conhecemos muito os resultados que o Projeto Ingá teve na primeira fase e estamos bastante felizes por estar nessa segunda fase por meio do Juruti UP”, declara Fadel.    


    
Energia renovável    


Outra novidade na nova fase do Projeto Ingá está atrelada à estratégia de melhoria de condições de vida e da qualidade do bem estar. Um total de 30 famílias terão infraestrutura básica e condições socioeconômicas melhoradas por meio de energia renovável através de kits solares. 60 famílias receberão filtros de água, passando a consumir água de qualidade na prevenção a eventuais doenças ligadas ao consumo de água contaminada e outras 30 famílias ganharão telefones rurais, o que pode favorecer até a aumento de renda em decorrência do uso.
 
Observatório

Por fim, também será estruturado e consolidado o Observatório de Indicadores de Desenvolvimento Local. Para isso, estão previstas várias oficinas até se chegar à fase de operacionalização do observatório para definição dos indicadores e finalização do site. O Observatório de Indicadores será um instrumento de controle social, que como o próprio nome diz, buscará observar o desenvolvimento local e criar um espaço de diálogo para executar ações práticas no município com as organizações.
 
Sobre o IJUS
O Instituto Juruti Sustentável (IJUS), reconhecido como Organização de Utilidade Pública pelo Governo do Estado.
 
O IJUS é um espaço público permanente de diálogo, debate e ação coletiva entre seus associados e a sociedade em geral, que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável de Juruti e entorno. O Instituto tem por escopo, também, apoiar financeiramente ações, projetos e programas, reembolsáveis ou não reembolsáveis que integrem aspectos sociais, humanos, econômicos e ambientais, através do Fundo Juruti Sustentável-FUNJUS.
 
Sobre a Alcoa Foundation
A missão da Alcoa Foundation é investir onde a Alcoa está presente, estabelecendo parcerias com as comunidades para atender às necessidades locais de maneira sustentável. Nossa estratégia de doações corporativas e esforços direcionados de voluntariado de funcionários estão focados em fazer o melhor para aqueles que vivem e trabalham nos lugares que chamamos de lar. Os esforços filantrópicos da Fundação estão focados no apoio a programas que complementam as iniciativas de sustentabilidade. Trabalhando em conjunto com nossos parceiros sem fins lucrativos, a Alcoa Foundation contribui para programas que protegem e preservam o meio ambiente, ao mesmo tempo em que promove o acesso igualitário à educação e oportunidades de desenvolvimento de habilidades.
 
Sobre a USAID
A USAID é uma das principais agências de desenvolvimento internacional do mundo e um ator catalisador que impulsiona os resultados do desenvolvimento. A USAID trabalha para ajudar a melhorar vidas, construir comunidades e promover a democracia e o desenvolvimento sustentável nos países onde atua.
 
 
Sobre a PPA
A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) é uma iniciativa de ação coletiva multissetorial que visa
desenvolver e identificar soluções inovadoras e tangíveis para o desenvolvimento sustentável e a
conservação da biodiversidade, florestas e recursos naturais da Amazônia brasileira. Criada no final de
2017, a PPA busca alavancar investimentos de impacto socioambientais positivos na Amazônia brasileira,
compartilhar boas práticas e fomentar parcerias inovadoras que integrem todos os setores da sociedade.
Saiba mais em ppa.org.br.
 
Sobre o Citi Foundation
A Citi Foundation tem como objetivo promover o progresso econômico e melhorar a vida da população mais vulnerável ao redor do mundo, apoiando projetos de parceiros com profundo conhecimento local. Os investimentos são direcionados para projetos que promovam inclusão econômica, oportunidades de trabalho para jovens e inovações que fortaleçam comunidades para que se tornem centros econômicos vibrantes.
 
Sobre o Centro de Empreendedorismo da Amazônia
O Centro de Empreendedorismo da Amazônia é uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na promoção e articulação de negócios sustentáveis com foco na floresta, biodiversidade, serviços ambientais e uso sustentável do solo na Amazônia.
O Centro é uma instituição amazônica com forte conexão e conhecimento da realidade social, econômica, ambiental, cultural e institucional da região.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp