17/03/2023 às 03h55min - Atualizada em 17/03/2023 às 03h55min

Barco Hospital Papa Francisco garante de 5.500 atendimentos para ribeirinhos | Portal Obidense

Iniciativa assegurou exames de imagem e laboratoriais, consultas médicas, cirurgias, medicamentos, vacinação, entre outros procedimentos de saúde

Da Redação
Agência Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Agência Pará

PARÁ - Foi encerrada, nesta quarta-feira (15), a 68ª Expedição do Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus. Edição começou no dia 9, deste mês, com serviços de saúde para as comunidades ribeirinhas Rio da Ilha e Vila Barbosa, na cidade de Curuá, região do Baixo Amazonas. 
 

Ao todo, foram quase de 5.500 atendimentos realizados, além de mais de mil refeições servidas para a população do local. Foram exames de imagem e laboratoriais, consultas médicas, cirurgias, farmácia, vacinação, consultas e procedimentos odontológicos, internações hospitalares e cirúrgicas.
 

Iniciado em 2019, o projeto do Barco Hospital é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, com o objetivo principal de levar assistências a locais de difícil acesso por via terrestre. A equipe do barco contou com mais de 30 pessoas, com a participação de diversos profissionais de saúde voluntários.
 

Foram realizadas nesta 68ª expedição consultas de clínica geral, oftalmologia, ginecologia, ortopedia, anestesiologia e cirurgia geral, totalizando 1032 consultas médicas. Já procedimentos e consultas odontológicas, foram 560 ofertadas.
 

O Barco Papa Francisco possui estrutura para a realização de cirurgias de baixa e média complexidades. Nessa expedição, foram 72 cirurgias feitas. Na parte de exames, foram 1.844 realizados, entre laboratoriais, mamografia, métodos gráficos, oftalmológicos, raio x e ultrassonografia. Além disso, foram entregues kits de medicação, orientação farmacêutica e vacinas oferecidas para as pessoas que buscaram o Barco Hospital.
 

O Secretário de Saúde Rômulo Rodovalho saudou o sucesso de mais uma expedição: “São números importantíssimos, fico feliz de saber que tantas pessoas foram atendidas pela mais recente edição do projeto. É nosso compromisso não medir esforços para que a saúde chegue até nos pontos de acesso mais complicado. Nosso estado impõe esse desafio e o Barco Papa Francisco é motivo de orgulho por cumprir essa nossa meta”, declarou.
 

A próxima expedição do Barco Hospital ocorrerá entre os dias 23 e 30 de março em comunidades do município de Porto de Moz.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp