14/03/2023 às 21h17min - Atualizada em 14/03/2023 às 21h17min

Centro de Convenções 'Sebastião Tapajós' está com 80% das obras concluídas | Portal Obidense

A obra executada pelo governo do Estado, além de gerar emprego e renda na região, será essencial para o turismo, a cultura e o comércio

Da Redação
Agência Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Agência Pará

SANTARÉM - O município de Santarém vai receber o maior espaço para eventos culturais da região Oeste do Pará. O Centro de Convenções Sebastião Tapajós fomentará o lazer, a cultura e o comércio local. A obra já atingiu mais de 80% de conclusão, e está sendo executada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).
 

A obra é um marco para o município, e também para o Estado. O Centro  democratizará o acesso à cultura, incentivando apresentações e exposições da produção cultural de Santarém e municípios próximos. O espaço também será palco para shows e atividades acadêmicas, promovendo diálogos, pesquisa e o debate acadêmico.
 

A área do empreendimento é superior a 10 mil metros quadrados. O Centro será totalmente climatizado, dispondo de acessibilidade, tecnologia avançada e comodidade aos usuários, além de um estacionamento com mais de 500 vagas. A estrutura abrigará quatro setores: pavilhão de eventos, bloco do auditório, bloco administrativo e bloco de serviços, além de praça de alimentação, camarins, área VIP, sala de imprensa, auditório modular – adequado ao tipo de evento – e galpão para exposições e demais eventos.
 

Homenagem - O Centro homenageia o compositor e violonista paraense Sebastião Pena Marcião, internacionalmente conhecido como Sedbastião Tapajós, nascido em Alenquer e criado em Santarém. Reconhecido e premiado como o melhor músico brasileiro pela Academia Brasileira de Letras, em 1992, Sebastião Tapajós voltou a Santarém em seus últimos anos de vida, e faleceu em 02 de outubro de 2021, deixando uma obra monumental e um enorme legado à cultura brasileira.
 

No momento, os trabalhos se concentram no auditório, com obras de contrapiso; assentamento de porcelanato no piso da praça de alimentação; instalação de tubulação, infraestrutura elétrica e da estrutura metálica da cobertura no galpão de exposição; estruturação no reservatório elevado; construção da calçada, do estacionamentos e vias internas, e ajustes nos taludes e gramas plantadas. Várias frentes de trabalho da Sedop executam esses serviços em ritmo acelerado, de acordo com o cronograma da Secretaria.
 

Marca o governo - O titular da Sedop e engenheiro civil Ruy Cabral destaca a importância da obra, que também contribui para a geração de emprego e renda, e a valorização dos profissionais locais. “A obra do Centro de Convenções de Santarém é extremamente importante não só para o município, mas para toda a região do Tapajós. Vai alavancar o turismo e a cultura. É uma marca do governo presente, fazendo essa parceria com a prefeitura de Santarém. Estamos dentro do cronograma, hoje com um pouco mais de 100 funcionários trabalhando diretamente nas diversas frentes de serviços. Não é apenas a obra; é a geração de emprego e renda, e a oportunidade que essas pessoas têm de mostrar seu trabalho e valorizar o profissional da região. Para nós é um momento de satisfação acompanhar a obra, que em breve se tornará uma grande realidade. O governador Helder Barbalho, com sua sensibilidade, tem apoiado as ações na área da cultura, do turismo e do lazer”, informa o secretário.
 

O investimento, em torno de R$ 70 milhões, está gerando mais de 100 empregos diretos. Os benefícios com a entrega do Centro são inúmeros,, fomentando o turismo, o comércio e a cultura. (Colaboração de Lucas Germiniani - Ascom/Sedop)

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp