10/03/2023 às 16h22min - Atualizada em 10/03/2023 às 16h22min

Dia (10) de março, e a reflexão sobre a importância de uma vida ativa e saudável | Portal Obidense

Segundo a OMS, 500 milhões de pessoas no mundo vivem sobre a condição sedentária

Por: Elton Pereira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo

ÓBIDOS – (10) de março é o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo, instituído com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos de uma vida sedentária e incentivar a prática regular de exercícios. O sedentarismo pode afetar até 500 milhões de pessoas no mundo todo até o fim da década, segundo a OMS, com doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras doenças não transmissíveis. O número é praticamente o dobro da população inteira do Brasil. Segundo dados do IBGE, em 2019, 40,3% dos brasileiros estavam sedentários.

Uma vida mais ativa e hábitos saudáveis, é fundamental para se evitar doenças causadas pelo sedentarismo. Para o professor em Educação Física Patrick Siqueira, a falta de interesse das pessoas em buscar a pratica de exercícios, é um dos principais fatores para o aumento de sedentários. Instrutor, professor, personal trainer e bailarino, Patrick afirma que o caminho para uma vida saudável passa pela vontade em querer estar de bem com o corpo e a mente, já que é comprovadamente fácil afirmar que a pratica de se exercitar, também ajuda para um melhor desempenho mental.



“Enquanto profissional, nós temos que motivar essas pessoas a praticarem uma atividade física, e de preferência uma atividade física que a pessoa se sinta bem, por exemplo; dança, luta, pedal, corrida, musculação e também a pratica de esportes como, futebol, futsal, voleibol e outros. Enfim, o importante para combatermos o sedentarismo é a pessoa praticar alguma atividade”, destacou o profissional.

Uma das atividades mais recomendadas para vencer o sedentarismo é a corrida, por ser praticada ao ar livre e sem necessidade de grandes investimentos. Planejamento, autoconhecimento e estabelecer metas atingíveis formam esse caminho.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp