09/03/2023 às 15h51min - Atualizada em 09/03/2023 às 15h51min

Governo e prefeitura levam energia elétrica a comunidades de várzea em Santarém | Portal Obidense

Mais de 350 famílias começam a usufruir das oportunidades oferecidas pela rede de energia, viabilizada pelo Programa de Inclusão Socioeconômica, da Sedeme

Da Redação
Agência Pará
Agência Pará

SANTARÉM - Moradores das comunidades Santana do Tapará e Costa do Tapará, em Santarém, município do Oeste do Pará, foram beneficiados nesta quarta-feira (08) com a entrega do sistema de energia elétrica em área de várzea. A ação histórica beneficia diretamente 358 famílias da área rural do município, por iniciativa do Governo do Pará, executada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).
 

De acordo com o governador Helder Barbalho, a chegada da energia elétrica inicia uma nova etapa na história das comunidades. "A energia significa qualidade de vida, desenvolvimento e oportunidade para que possamos fazer as comunidades crescerem com geração de renda para a população, e permitir que as famílias possam ter energia com qualidade. Fico muito feliz de entregarmos essa conquista, a partir de uma iniciativa do governo do Estado, junto com o município, o que permite que a região de várzea de Santarém possa estar sendo contemplada. São famílias que estão recebendo esse benefício. Os investimentos oportunizam que, com a energia, possamos desenvolver ainda mais esta região", enfatizou o governador.
 

O investimento, orçado em R$ 2.272.948,52, foi executado em rede bifásica de 31,81 km, e recebeu 78 transformadores. A iniciativa faz parte do Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), gerenciado pela Sedeme, que viabiliza projetos de energia elétrica e interesse social no Pará. As ações são executadas pela concessionária Equatorial Energia, por meio de um Termo de Compromisso, que garante o fluxo de investimentos para apoiar o desenvolvimento socioeconômico do Estado com a implantação e expansão do sistema elétrico.
 

O Programa de Inclusão Socioeconômica permite que o governo estadual chegue com as obras a localidades em que o governo federal não consegue alcançar. Desde 2019 já foram autorizadas 207 obras no território paraense.
 

Desenvolvimento para todos Na entrega da rede de energia, o titular da Sedeme, Paulo Bengtson, ressaltou que promover o acesso à energia elétrica para a população de áreas remotas reforça o compromisso do Estado em levar o desenvolvimento para todos os municípios paraenses. Com a implantação do sistema de energia, as localidades poderão ser contempladas com outras políticas públicas, como a construção de postos de saúde e escolas. A iniciativa fortalece a missão da Sedeme com o desenvolvimento social e econômico do Pará.
 

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, agradeceu a ação em parceria com o governo estadual. Segundo ele, "essa é uma parceria que vem dando certo com o governador Helder. Esse projeto representa muito pra qualidade de vida das pessoas. A maioria aqui é formada por pescadores, moradores ribeirinhos da área de várzea. A comunidade era uma antes da energia, e agora vai ser outra depois da energia".
 

O secretário do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, ressaltou que o governo do Estado está presente nos 144 municípios, investindo nas áreas urbana e rural. “Hoje, quatro comunidades estão sendo contempladas com a instalação da rede de energia. O investimento vai proporcionar o bem-estar da comunidade com a chegada da energia firme e forte. A iniciativa é uma parceria entre governo do Estado e Prefeitura de Santarém. O governo está colocando 100% da energia, e a prefeitura realizou a instalação das lâmpadas de LED. Além da rede de energia, foi entregue uma unidade de saúde, escola nova e um microssistema para tratamento da água”, informou o secretário.
 

Expectativa - Edilene Ferreira de Souza, diretora da escola da comunidade, destacou que a chegada da energia gerou uma grande expectativa para a comunidade escolar e demais moradores da região de várzea. “Vamos conciliar o uso da energia com o aprendizado dos alunos, a melhoria na qualidade de vida e os investimentos em recursos tecnológicos para escola. Gratidão ao governador Helder Barbalho pelo olhar diferenciado para as comunidades de várzea da região. A chegada da energia é um sonho realizado de todos os moradores", reforçou a diretora.
 

Morador da comunidade Costa do Tapará há mais de 40 anos, o pescador Clodoaldo Sá de Miranda agradeceu pelo esforço da prefeitura e do governo do Estado. “Hoje estamos festejando a conquista. Antes da chegada da energia não tínhamos acesso à água gelada. Vivíamos à luz de lamparina. Depois chegou a energia solar, e agora temos a rede de energia 24 horas. Um grande avanço para nossa comunidade", afirmou.
 

O presidente da Comunidade Costa do Tapará, Rinaldo da Costa Pereira, disse que “os moradores das localidades são muito gratos ao governador Helder Barbalho e ao prefeito Nélio Aguiar pelo investimento, que proporcionará melhoria na qualidade de vida, além da aquisição de eletrodomésticos, como liquidificador, televisão e geladeira, que antes era um sonho, e agora será uma realidade muito aguardada pelos moradores”.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp