01/03/2023 às 14h29min - Atualizada em 01/03/2023 às 14h29min

1° de março, dia Mundial de Zero Discriminação, uma luta de todos | Portal Obidense

Com alusão a discriminação racial, lembramos-nos desta data tão importante para a sociedade

Por: Elton Pereira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

1° de março, dia Mundial de Zero Discriminação - Foto: Redes sociais

ÓBIDOS - O Dia Mundial de Zero Discriminação, celebrado em 1° de março, marca a data da luta contra o racismo, a discriminação na escola, no trabalho e em outras atividades que possam reduzir a capacidade de participação plena e significativa da população na sociedade. Esta é a oportunidade de chamar atenção para o direito à vida, de maneira digna e sem preconceitos.

A campanha tem o foco de combater todas as formas de discriminação, como a racial, bastante presente na sociedade, mesmo em um país miscigenado como o Brasil.


Em Óbidos, a representatividade da ARQMOB (Associação Remanescente de Quilombos do Município de Óbidos), tem um papel fundamental na luta por assegurar os direitos e luta pelo respeito e igual dos povos remanescentes. A Associação coordena e atua junto a 18 comunidades quilombolas, divididas em 6 territórios, onde cada um está organizado em associações que os representam, atualmente a ARQMOB tem como presidente, Douglas Sena dos Santos, presidente da comunidade quilombola Arapucu, o trabalho da associação, articula o movimento dentro do Município e fora dele, com foco na luta por direitos e respeito junto a sociedade.

É preciso reforçar que a Constituição Federal de 1988, ampara legalmente o direito a vida, saúde e dignidade humana. Sobretudo a manifestação religiosa, étnica, de identidade de gênero e orientação sexual. Para, além disso, pessoas com deficiência ou que convivem com condições de saúde, idosos, crianças e todas as outras formas de representação, precisam ser respeitados enquanto indivíduos para colaborar por uma sociedade melhor.





Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp