28/02/2023 às 11h02min - Atualizada em 28/02/2023 às 11h02min

Inscrições para Programa de Formação Dona’s serão abertas em Juruti visando o empoderamento de mulheres

Entre os dias 27 de fevereiro e 10 de março estarão abertas as inscrições para formação que selecionará preferencialmente mulheres, mas homens também poderão fazer parte do programa de formação, desde que ocupem somente até 20% das vagas

Por: Italo Brum

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Inscrições para Programa de Formação Dona’s

JURUTI - As inscrições para que mulheres de Juruti e comunidades possam participar do Programa de Formação Dona’s, uma iniciativa resultante de uma parceria entre o Instituto Juruti Sustentável (IJUS), o Instituto Alcoa e o Consulado da Mulher, sediado em São Paulo (SP). O edital para o Programa foi aberto com 100 vagas para capacitação em temas de gestão simplificada de negócios e crescimento pessoal entre março e dezembro. Trata-se de uma nova versão do Projeto Donas do Consulado da Mulher, ocorrido em 2020.

Poderão participar do programa de formação mulheres a partir dos 18 anos de idade no ato da inscrição e que tenham exercido alguma atividade empreendedora há no mínimo seis meses, seja empreendimento formal ou informal, além de renda familiar de no máximo um salário mínimo por membro da família, ter acesso à internet e ao aplicativo WhatsApp, residir nas comunidades da zona urbana de Juruti e nas comunidades polos de Castanhal, Tabatinga e Curumucuri ou proximidades. Será aceita somente uma inscrição por empreendedora e, caso a inscrição seja duplicada, será considerada somente a inscrição mais recente.



Os organizadores do edital irão selecionar preferencialmente mulheres, devido ao foco da metodologia, mas homens também poderão fazer parte do programa de formação. Porém, o percentual de participantes que não sejam do sexo feminino é limitado à no máximo 20% das vagas. Em 2021, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Juruti tinha uma população de 59.961 pessoas, sendo 22.508 mulheres. Devido a isso, a expectativa é que todas a 100 vagas sejam realmente preenchidas por mulheres. A formação é gratuita.

As participantes selecionadas serão contatadas pelo IJUS através de envio de mensagem pelo aplicativo Whatsapp até 31 de março de 2023. O edital e link para inscrição estará disponível no dia 27 nas redes sociais e site institucional do IJUS.

Em síntese, o programa de formação consiste em: treinar e capacitar as participantes sobre temas de gestão administrativa e financeira, marketing, vendas, pessoas, formalização e gênero; acompanhar e orientar remotamente as participantes na condução do seu negócio na busca por novas demandas e melhoria dos processos e acompanhar a renda e o faturamento dos empreendimentos.


 
De acordo com a diretora da Secretaria Geral do IJUS, Gilza Amaral, a nova versão do programa de formação vem com o intuito de novamente apoiar e empoderar as mulheres empreendedoras.

 
“O município de Juruti ainda tem muitos desafios relacionados à trabalho e renda da população e muitas mulheres sentem isso com bem mais intensidade que os homens. Mas, felizmente, essa parceria com o Consulado da Mulher e o Instituto Alcoa vem para garantir que as mulheres possam desenvolver suas atividades com qualidade e aumentar sua renda. Assim, elas serão protagonistas de suas próprias histórias e colaborar para o desenvolvimento sustentável local”, argumenta.

 
“O projeto Dona’s em sua primeira versão através da parceria com o Consulado da Mulher e Instituto Juruti Sustentável envolveu 55 mulheres no aprimoramento de capacidades de gestão de pequenos negócios, promovendo o apoio na aquisição de itens primordiais para o desenvolvimento e ampliação de seus negócios, além de garantir a mentoria com voluntários da Alcoa para o fortalecimento e melhoria de seus processos. Os resultados foram tão expressivos que o projeto se renova neste ano para o atendimento de mais 50 mulheres, reforçando nosso compromisso com o apoio a projetos de geração de trabalho e renda tendo o público feminino com prioridade”, afirmou José Haroldo, Gerente de Relações Institucionais, Alcoa Juruti.
 



Sobre o IJUS

O Instituto Juruti Sustentável (IJUS), reconhecido como Organização de Utilidade Pública pelo Governo do Estado, é um espaço público permanente de diálogo, debate e ação coletiva entre seus associados e a sociedade em geral, que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável de Juruti e entorno. O Instituto tem por escopo, também, apoiar financeiramente ações, projetos e programas, reembolsáveis ou não reembolsáveis que integrem aspectos sociais, humanos, econômicos e ambientais, através do Fundo Juruti Sustentável (FUNJUS).

Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.
 
Sobre o Instituto Consulado da Mulher 
O Instituto Consulado da Mulher é a Consul transformando sonhos em realidade. Incentivamos e viabilizamos geração de renda para melhorar a qualidade de vida das pessoas, investindo no empreendedorismo feminino. Apoiamos mulheres, que fazem de conquistas pessoais transformações em cadeia, conseguem impactar as suas comunidades e não deixam ninguém de fora dessa história. Em nossos 20 anos de atuação, são mais de 38 mil pessoas beneficiadas e 2202 projetos apoiados por todo o Brasil. A gente faz história! Outras informações: www.consuladodamulher.org.br.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp