05/10/2016 às 10h14min - Atualizada em 05/10/2016 às 10h14min

Moadir Rocha, é agraciado com o troféu Índio Pauxi. A premiação foi no Fazendário Clube.

Também foram contemplados os Obidenses: Haroldo Tavares, Daniel Pinto Brelaz, Rosildo Cerdeira, Ronaldo Brasiliense e Edilza Maria Soaraes.

Por: Walmir Ferreira
Foto: Alexandre Vieira

MANAUS – No último dia 24, aconteceu no Fazendário Clube em Manaus, o encontro realizado a 12 anos sob a organização da Associação dos Obidenses Residentes em Manaus (ADORM).

Na oportunidade Moadir Rocha Vieira, foi homenageado com o troféu Índio Pauxi. Nascido no município de Óbidos na comunidade da Costa Fronteira, Filho do saudoso Sr. Gercino de Castro Vieira (Roxo) da saudosa Dona Zenaide da Rocha Vieira. Moadir reside em Manaus é Capitão da Policia Militar.

Na mesma noite também foram agraciados Haroldo Tavares, Daniel Pinto Brelaz, Rosildo Cerdeira, Ronaldo Brasiliense e Edilza Maria Soaraes.

O objetivo do Troféu Índio Pauxi é premiar anualmente obidenses que mais se destacaram por seu profissionalismo e pelo trabalho desenvolvido para comunidade obidense em particular. O troféu Índio Pauxi,

evidenciou através de Diploma de Mérito e uma estatueta de madeira, simbolizando o Índio Pauxi, o valor de quem trabalha com ideal e denodo, por uma sociedade mais próspera e mais justa. Os ganhadores foram escolhidos por uma comissão composta por empresários Obidenses que residem nesta cidade, por membros da Associação dos Obidenses Residentes em Manaus, equipe do Blog paulonofre.blogspot.com e Jornal Tribuna de Óbidos.blogspot.com

Significado do Termo Pauxi

Pauxi foi o nome dado aos índios e suas tribos, que habitavam a região nas proximidades da vila de Óbidos, Serra da Escama e lago Pauxis “laguinho” em quase toda a sua dimensão, pouco sabe-se sobre a sua cultura, mas que eram bravos e guerreiros.
São dois os significados dados à palavra “Pauxis”: originada de “Espaua-Chuy”, ou “Espauchy” - lago dos Pauxis; originada da palavra “Pauicé”, significando Mutum, ave de plumagem negra que dava nome aos tapuias existentes na Aldeia dos Pauxis e que marca o tempo, cantando ou piando de tantas em tantas horas.

Estiveram presente na festa, amigos e familiares do Capitão Moadir e filhos de da terrinha, apaixonados pela nossa Cidade que nunca deixam de prestigiar os eventos que valorizam nossa cultura. Atração musical ficou na responsabilidade do cantor e interprete Waldo Cesar.   

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp