29/01/2023 às 09h21min - Atualizada em 29/01/2023 às 09h21min

Em evento, Prefeitura de Óbidos lança oficialmente o Carnapauxis 2023 – A Festa do Reencontro

Na oportunidade, foi apresentada a nova identidade visual criada para o carnaval obidense

Por: Érique Figueirêdo
ASCOM-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90




ÓBIDOS - O “Carnapauxis”, considerado a maior manifestação carnavalesca do oeste do Pará, foi lançado oficialmente na noite de sexta-feira (27), em um evento realizado pela Prefeitura de Óbidos, no auditório da Casa de Cultura, no Centro da cidade.
 
Na presença dos diretores dos sete blocos oficiais do carnaval obidense, artistas locais, representantes de segmentos culturais, autoridades e demais convidados, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcut), organizadora geral do evento, apresentou toda a produção de identificação e de divulgação da “Festa do Mascarado Fobó”, que será realizada no período de 15 a 21 de fevereiro.
 
Entre as novidades para 2023, está a nova identidade visual do Carnapauxis, produzida pela Assessoria de Comunicação após um trabalho de pesquisa e elaboração da marca, que foi construída com base nas peculiaridades da folia obidense, que desde 1997 apresenta o formato de apresentação dos chamados “blocos oficiais”.



 
O coordenador da Assessoria, Rodrigo Rodrigues ressaltou que o resultado apresentado foi alcançado depois da pesquisa da origem do Carnapauxis, com foco para a forma como o obidense brinca essa festa.
 
“Apresentamos uma marca forte, pra cima, que reflete a alegria e a diversidade do nosso carnaval, que ganhou uma ‘cara nova”, disse.
 
O momento também foi marcado pela apresentação do slogan “A Festa do Reencontro”, que faz menção ao retorno da folia Pauxis após dois anos, e o fim da saudade dos amantes do evento, que reúne aproximadamente 50 mil pessoas nos dias oficiais.


 
“A espera acabou e vamos viver essa magia do Carnapauxis novamente. Por isso, vamos levar essa mensagem de alegria e também de superação. Foram muitas as provações para que pudéssemos chegar a esse momento. Mas é chegada a hora de encher as ruas da cidade, vamos colorir Óbidos, nos reencontrar e sermos felizes mais uma vez, é isso que esse slogan nos diz!”, explicou Luiz Carlos Queiroz, titular da Semcut.
 

O Carnapauxis 2023 também ganhou uma música oficial, que está ligada ao sentimento de reencontro dos foliões. A composição “Carnapauxis – A Festa do Reencontro” foi apresentada durante o evento com a exibição do videoclipe, que mostrou imagens dos blocos, e contou com a participação de dançarinos e artistas locais.
 
O prefeito Jaime Silva, que esteve presente no evento de lançamento, destacou a responsabilidade da administração pública em realizar um carnaval a altura da expectativa do público.



 
“Nós estamos empenhados, com todas as nossas equipes, em fazer um carnaval que esteja a altura da expectativa que vimos hoje [sexta-feira] aqui, e que temos acompanhando nas redes sociais. Essa paixão pelo nosso carnaval nos alegra, mas também nos impõe a responsabilidade de fazer um dos melhores Carnapauxis já vistos. Temos essa noção, e é com essa responsabilidade que estamos trabalhando desde o ano passado na organização e promoção desse evento grandioso”, ressaltou o prefeito.
 
Apresentação dos blocos oficiais:
 
15/02 – Bloco Vai ou Raxa;
16/02 – Bloco Mirim Unidos do Umarizal;
17/02 – Bloco Serra da Escama;
18/02 – Bloco Águia Negra;
19/02 – Bloco Xupa Osso;
20/02 – Bloco Unidos do Morro;
21/02 – Bloco das Virgens.
 
Reconhecido por lei
 
O Carnapauxis é tradicionalmente conhecido como “A Festa do Mascarado Fobó”. É um evento que reúne as mais diversas figuras dos folguedos carnavalescos, através dos blocos que reverenciam o ícone característico da folia obidense, cuja figura é a maior atração para o público presente.
 
Durante os sete dias de festa, o Marcarado Fobó desfila pelas estreitas ruas da cidade de Óbidos até a Praça da Cultura, que no período do evento recebe o nome de “Fobódromo”.
 
O Carnapauxis é reconhecido pela Lei Nº 7.225, de 24 de novembro de 2008 como “Patrimônio Cultural e Artístico do Pará”, e seu símbolo é o “Mascarado Fobó”.






 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp