16/12/2022 às 15h30min - Atualizada em 16/12/2022 às 15h30min

Equatorial Pará orienta sobre cuidados de segurança com a decoração de final de ano | Portal Obidense

Instalações inadequadas na rede elétrica e produtos “piratas” podem ocasionar acidentes graves e até fatais

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Portal Obidense
 PARÁ - Com a chegada das tradicionais festas de final de ano, o comércio fica movimentado com as compras da decoração de Natal e Ano Novo. Para garantir a segurança de toda a família, a Equatorial Pará orienta à população com algumas dicas para que este período ocorra sem intercorrências.
 

 
Nesta época do ano, residências, condomínios, prédios comerciais, escolas e até hospitais ficam iluminados com luzes e outros objetos que requerem à ligação com a energia. O pisca-pisca é um clássico. No entanto, diante deste cenário, os adereços exigem alguns cuidados para evitar acidentes graves e até fatais que podem ser causados por enfeites “piratas” e instalações inadequadas.
 
 
De acordo com Alex Fernandes, executivo de Segurança da Equatorial Pará, o consumidor deve estar atento em relação à qualidade dos produtos, o estado de conservação dos enfeites e se houve ou não o reaproveitamento de um ano para o outro.
 
 
“É importante observar se eles estão rompidos, pois, se forem de baixa qualidade, há a possibilidade de um superaquecimento e acidentes. Outro item que não pode passar batido é verificar se a loja vende produtos homologados e com selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, explica Alex.
 
 
Pisca-pisca
 
 
Para garantir o sucesso e segurança da decoração natalina, o consumidor deve ficar de olho nas embalagens dos pisca-piscas, que devem conter informações técnicas como: instruções de uso, potência, tensão de alimentação. As lâmpadas de led são consideradas mais seguras e econômicas.
 
 
“O ideal é evitar a proximidade entre as luzinhas e os enfeites feitos de papel, algodão, cartolina e folhas secas. As luzes não devem estar próximas de enfeites produzidos com papel, cartolina, algodão, lã e palhas secas. Pois podem causar aquecimento e até incêndios”, orienta Alex.
 
 
Mais dicas de segurança:
 
 
- As ligações desses enfeites devem ficar longe do alcance de crianças e de ornamentações como cortinas, tapetes ou móveis de MDF;
 
 
 
- Artigos decorativos não devem ser instalados próximos aos postes ou fios da rede elétrica;
 
- Em ambientes externos deve-se atentar para cercas, grades ou qualquer parte metálica;
 
 
- Na hora da reutilização dos enfeites é importante conferir a integridade do condutor de energia (fio);
 
 
- Emendas e conexões malfeitas devem ser evitadas ao máximo, pois os fios não devem ter seu isolamento (capa protetora) rompido ou conexões e emendas com folga;
 
 
- Não deixe os fios no chão, onde há circulação de pessoas, veículos e animais.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp