23/11/2022 às 16h14min - Atualizada em 23/11/2022 às 16h14min

II Encontro de Sustentabilidade de Juruti será realizado nos dias 29 e 30 de novembro | Portal Obidense

A ideia do evento é avaliar e repensar as ações até agora executadas pelo projeto Ingá e reafirmar o compromisso de todos os parceiros envolvidos com o desenvolvimento sustentável amazônico.

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Portal Obidense
JURUTI - Nos próximos dias 29 e 30 de novembro será realizado o II Encontro de Sustentabilidade de Juruti, reunindo em um espaço qualificado de discussã agentes públicos, empresas, representantes das organizações da sociedade civil, acadêmicos e cidadãos interessados na agenda. Com o tema “Ações para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, o II Encontro será realizado no Caju (Clube Alcoa Juruti). A realização é do Instituto Juruti Sustentável (IJUS), por meio do Projeto Ingá (Indicadores de Sustentabilidade e Gestão na Amazônia).
 
A abertura será em 29 de novembro, às 18 horas, com credenciamento de participantes, boas-vindas por Rebeca Cancio e Valdinei Júnio, da diretoria de Juventude do IJUS, e palestra com o tema “Desenvolvimento sustentável e os desafios da Amazônia”, ministrada por Francisco Itamar, pesquisador do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). O dia 30, por sua vez, será reservado aos painéis, nos quais serão apresentados os resultados dos projetos que estão sendo executados na região.


 
A ideia do II Encontro de Sustentabilidade de Juruti é avaliar e repensar na sustentabilidade das ações até agora executadas pela iniciativa e, também, reafirmar o compromisso de todos os parceiros envolvidos. Segundo o IJUS, ao longo dos últimos anos, importantes parcerias em Juruti e região trouxeram muitos resultados e impactos positivos para as comunidades e para a vida das pessoas.
 
Para a presidente do IJUS, Maria Raimunda Melo, pensar e agir de forma sustentável é a habilidade de criar meios para suprir as necessidades básicas do presente, sem causar ameaças às gerações futuras. “É conservar, cuidar dos recursos naturais e humanos sem que haja exploração deles por parte da sociedade. Programar e avaliar questões sociais, ambientais e financeiras são fundamentais para a efetivação das nossas ações que visam o desenvolvimento sustentável”, comenta    


 
Patrícia Benthien, especialista em Gestão de Projetos da USAID Brasil (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) participa do evento com as melhores expectativas. “Espero que o segundo Encontro de Sustentabilidade seja um espaço rico em trocas, reflexões, aprendizados e celebrações sobre os últimos três anos de trabalho conjunto. O território de Juruti agrega um conjunto especial de atores e instituições engajados em um objetivo comum: o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade da região", analisa. 
 
O Projeto Ingá, por meio do qual é realizado o II Encontro de Sustentabilidade de Juruti, é composto por uma equipe multidisciplinar, formada através do arranjo colaborativo entre instituições parceiras que atuam há muito tempo no município. Já aliando o setor social e financeiro, o IJUS promove diversas ações com intuito de articular estratégias que fortaleçam as atividades de apoio à formação de capital humano local, proteção, conservação de florestas nativas, restauração de áreas degradadas, apoio ao empreendedorismo e a estruturação do observatório de indicadores de desenvolvimento sustentável.
 
A iniciativa conta com investimentos da USAID, da Alcoa, do Instituto Alcoa, da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e parcerias do Instituto Vitória Régia (IVR), do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e Centro de Internacional de Agricultura Tropical (CIAT).


 
*Programação*
 
*29 de novembro*
18h00 ‣ 18h30 – Credenciamento
18h30 ‣ 18h35 – Boas-vindas por Rebeca Cancio & Valdinei Júnio (diretoria de Juventude IJUS)
18h35 ‣ 19h40 – Abertura institucional
19h45 ‣ 20h45 – Palestra “Desenvolvimento Sustentável e os Desafios da Amazônia”.
20h50 – Encerramento

*30 de novembro*
8h00 ‣ 8h30 – Credenciamento
8h30 ‣ 8h45 – Apresentação cultural com Victor Diniz, levantador de toada
8h50 ‣ 09h50 – Painel: Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia
09h55 ‣ 10h55 – Painel: Projeto Ingá. Ações para o Desenvolvimento Territorial e Conservação da Biodiversidade
11h00 ‣ 12h00 – Painel: Observatório dos Indicadores de Juruti
14h00 ‣ 15h00 – Painel: Banjus Investimentos Estratégicos e Negócios Locais
16h10 ‣ 17h00 – Entrega de certificados de formações ingá
17h55 – Encerramento

Sobre o IJUS
O Instituto Juruti Sustentável (IJUS), reconhecido como Organização de Utilidade Pública pelo Governo do Estado.
 
 
O IJUS é um espaço público permanente de diálogo, debate e ação coletiva entre seus associados e a sociedade em geral, que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável de Juruti e entorno. O Instituto tem por escopo, também, apoiar financeiramente ações, projetos e programas, reembolsáveis ou não reembolsáveis que integrem aspectos sociais, humanos, econômicos e ambientais, através do Fundo Juruti Sustentável-FUNJUS. 
 
Sobre o Instituto Alcoa 
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. 
 
Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 
 
Sobre a USAID 
 A USAID é uma das principais agências de desenvolvimento internacional do mundo e um ator catalisador que impulsiona os resultados do desenvolvimento. A USAID trabalha para ajudar a melhorar vidas, construir comunidades e promover a democracia e o desenvolvimento sustentável nos países onde atua. 
 
Sobre a PPA 
A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) é uma iniciativa de ação coletiva multissetorial que visa desenvolver e identificar soluções inovadoras e tangíveis para o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade, florestas e recursos naturais da Amazônia brasileira. Criada no final de
 
2017, a PPA busca alavancar investimentos de impacto socioambientais positivos na Amazônia brasileira, compartilhar boas práticas e fomentar parcerias inovadoras que integrem todos os setores da sociedade.
 
Saiba mais em ppa.org.br.
 
 
Sobre a IEB 
O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) é uma associação brasileira sem fins econômicos, sediada em Brasília, fundada em novembro de 1998, com a missão de fortalecer os atores sociais e o seu protagonismo na construção de uma sociedade justa e sustentável. O IEB se destaca no cenário nacional por dedicar-se a formar e capacitar pessoas e fortalecer organizações nos diversos aspectos e temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento e à sustentabilidade.
 
 
Sobre a IIVR
O Instituto Vitória Régia é      uma Instituição sem Fins Lucrativos, fundada no dia 06 de novembro de dois mil e dois, sendo sua sede e Foro na cidade de Belém, capital do Estado do Pará. Atualmente essa instituição está qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

O Instituto Vitória Régia foi criado com finalidades Científicas, Tecnológicas e Culturais e atuando principalmente nas questões ambientais, produtivas, educacionais e sociais, e visa estabelecer, através da organização e da formação de grupos de pessoas, medidas estratégicas que viabilizem eventos e ações eficazes na promoção do desenvolvimento sustentável e da melhoria da qualidade de vida.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp