17/11/2022 às 10h30min - Atualizada em 17/11/2022 às 10h30min

Alter do Chão recebe a 9ª edição do Festival Tapajazz de 24 a 26 de novembro | Portal Obidense

O primeiro festival de jazz do interior amazônico e um dos quatro do gênero na nossa região. Em 2021, o festival também foi decretado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Pará

Da redação

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Alter do Chão recebe a 9ª edição do Festival Tapajazz

ALTER - Serão três dias de muita música à beira do Tapajós, rio que inspirou e deu nome ao grande e saudoso violonista Sebastião Tapajós, patrono do festival, falecido em outubro de 2021. As atrações trazem os sotaques instrumentais do Brasil, com artistas vindos do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Amapá e Pará. Esta edição é realizada com patrocínio da Equatorial Pará, via Lei Semear, do Governo do Estado e conta com o apoio da prefeitura de Santarém e da Casa do Saulo. A realização é da Fábrica de Produções.

1ª noite com sambas, choros e jazz brasileiro

Na primeira noite, em 24 de novembro, o festival vai abrir com a apresentação do Canto de Várzea, um grupo tradicional que movimentou a cena cultural de Santarém, entre os anos 1980 e 1990, e que segue se reunindo até hoje. Nesta edição do Tapajazz, eles celebram os 40 anos do grupo, que nasceu com o espírito e o ritmo da vida amazônica.

O público também confere nesta noite, o Trio Lobita, grupo que também foi um dos convidados do Tapajazz Mostra Belém, em setembro, no Teatro Margarida Schivasappa. É formado por Andréa Pinheiro, na voz e no pandeiro; Paulo Moura, no violão de 7 cordas; e Tiago Amaral no clarinete.
2a noite com grandes instrumentistas.

A segunda noite, dia 25 de novembro, abre com Alan Gomes, de Macapá (AP), artista que em 2020, foi um dos convidados da primeira edição do Tapajazz Mostra Belém, realizado em formato híbrido, a partir do Teatro Waldemar Henrique, em Belém. O músico se apresentou de forma virtual, diretamente de um estúdio.

O público confere também nesta segunda noite do evento, o violonista Zé Paulo Becker, que fez uma belíssima apresentação no Tapajazz Mostra Belém, em setembro, e agora retorna para mostrar o espetáculo ao público de Santarém. NO palco, ele estará acompanhado por Dudu Oliveria, no sax e flauta; Rodrigo Villa, no contrabaixo e de Cassius Theperson, na bateria.

O guitarrista Delcley Machado, encerra o segundo dia do Tapajazz, com show potente instrumental. Ele, que já esteve em Alter do Chão anos atrás, acompanhando, neste mesmo palco, o guitarrista mineiro Toninho Horta, mostrará seu trabalho autoral, trazendo ainda no repertório composições consagradas do jazz e da música brasileira. O músico também foi uma das atrações do Tapajazz Mostra Belém em setembro.

3ª noite traz homenagens a Sebastião Tapajós

No terceiro e último dia do evento, o Tapajazz abre com o show de Michael Pipoquinha e Pedro Martins, jovens que se envolveram com a música na infância e seguiram carreira, se apresentando pelo mundo.

Artista precoce, o guitarrista e compositor  Pedro Martins surpreende com sua capacidade de ser profundo com tão pouca idade. Seu grande mestre foi seu pai, Oscar Azevedo que lhe ensinou a tocar quando Pedro ainda tinha 3 anos de idade. Aos 10, tocava guitarra na banda Fator RH, onde conheceu Felipe Viegas, que o apresentou o universo da música instrumental.

A segunda atração desta ultima noite é Filó Machado, cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor, com 60 anos de carreira, 13 discos gravados e 1 indicação ao Grammy Latin Jazz, recebendo o merecido título de "mestre da música".  Entre discos e palcos, realizou trabalhos com nomes como: Dory Caymmi, Gal Costa, João Donato, Joyce Moreno, Arismar do Espírito Santo, Leny Andrade, Os Cariocas e Hermeto Paschoal, entre muitos outros.
 
Em 2022, ele segue comemorando sua carreira com diversos shows e um deles, muito especial chega ao Pará, no palco do Tapajazz. Filó Machado apresentará canções autorais, canções inéditas e releituras de grandes obras da MPB. O músico estará acompanhado por Felipe Machado, seu neto, cantor, violonista e compositor, que apresentará também releituras e autorais, e ainda por Lisandro Massa, pianista e arranjador, que fecha o trio.
E assim, o Tapajazz guarda para o final, a apresentação de Jane Duboc, que estará de volta ao Pará, se apresentando com a Amazônia Jazz Band, em Alter do Chão. A cantora avisa que tem novidades no repertório para homenagear Sebastião Tapajós, de quem ela foi amiga e parceira.
Juntos, gravaram, entre outros trabalhos, o Cd “Da Minha Terra”, uma obra clássica da música paraense, cujo repertório trazia obras dele e de outros compositores, como Nilson Chaves e Joãozinho Gomes.




PROGRAMAÇÃO
DIA 24 DE NOVEMBRO
CANTO DE VÁRZEA (PA) – 20H
TRIO LOBITA (PA) – 21H
DIA 25 DE NOVEMBRO
ALAN GOMES (AP) – 20H
ZÉ PAULO BECKER (RJ) – 21H
DELCLEY MACHADO (PA) – 22H
DIA 26 DE NOVEMBRO
MICHAEL PIPOQUINHA E PEDRO MARTINS (SP) – 20H
FILÓ MACHADO TRIO (RJ) – 21H
JANE DUBOC E AMAZÔNIA JAZZ BAND – 22H
 
Serviço
9º Tapajazz, de 24 a 26 de novembro, com apresentações no palco
montado em frente à Praça da igreja de Nossa Senhora da Saúde, em Alter do Chão, Santarém – Pa. Patrocínio Equatorial Pa, via Lei Semear, Governo do Pará. Apoio da Prefeitura de Santarém e Casa do Saulo. Realização: Fábrica de Produções.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp