10/11/2022 às 13h53min - Atualizada em 10/11/2022 às 13h53min

Escola de Música Manoel Rodrigues retornará com suas atividades em Óbidos | Portal Obidense

As inscrições para os novos alunos já estão abertas e vai ate 11/11, faixa etária atendida será entre 08 a 17 anos

Por: Walmir Ferreira e Marcelo Luiz

Portal Obidense  Publicidade 790x90




ÓBIDOS - Na última segunda-feira (07) a prefeitura municipal de Óbidos através da Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Social lançaram o retorno das atividades do projeto da Escola de Música Manoel Rodrigues, com as inscrições prorrogadas até o dia 11 de novembro.

História

A escola de Música Manoel Rodrigues foi um projeto criado pelo prefeito de Óbidos Jaime Barbosa da Silva no ano de 2007 em seu primeiro mandato, a ideia na época era levar os conhecimentos musicais para todas as crianças e jovens de Óbidos que se interessasse em aprender os conceitos básicos dos instrumentos, bem como flauta doce (inicialização), violão, ensinamentos de como ler partituras, aulas de percussão entre outros conceitos instrumentais.
Nesse período de criação do projeto o Coordenador da Escola de Música era o músico Genilton Souza Delgado, que além de coordenador também era professor e auxiliava os alunos no aprendizado.




Após Jaime Silva ter deixado o cargo de Prefeito e repassado para outra gestão, a escola de música passou por várias mudanças, bem como algumas restrições para quem queria se tornar aluno da mesma, dando prioridade apenas para crianças e jovens inscritos em projetos sociais do governo e que estavam em condições de vulnerabilidade social.

Vale apena ressaltar que vários alunos da Escola de Música dessa época se tornaram grandes referências musicais nos dias atuais em Óbidos e que foram além se tornando graduados na área.

Em seu terceiro mandato como prefeito, Jaime Silva retorna com as atividades na escola de música, com as inscrições abertas até o dia 11 de novembro para todas as crianças e jovens entre 08 e 17 anos que estejam interessadas em participar desse projeto.



As inscrições estão sendo realizadas na Casa de Cultura das 08h às 13 horas, e como de praxe é importante que o aluno tenha em mãos no momento da inscrição documentos como certidão de nascimento, RG (Opcional), NIS (Opcional), fotos 3x4, e também será exigida a documentação dos responsáveis (RG e CPF).

De acordo com informações a expectativa é que as turmas possam estar fechadas até dezembro e em 2003 as aulas possam começar em uma das salas do Casa da Cultura, com seus horários definidos pela equipe coordenadora que ainda está por ser nomeada.

O nome dado à escola “Manoel Rodrigues” foi uma homenagem a um grande musico obidense autodidata, pessoa que se instrui de forma independente, escolhendo e gerenciando seus próprios métodos de aprendizagem.

Manoel Rodrigues, proprotário da Banda Intersom, que por décadas foi considerada a melhor bando do oeste paraense. Além de proprietário tacava Saxofone, responsável por iniciar a carreira musical de diversos músicos obidenses.

Seu Sax, esta em exposição no museu integrado de Óbidos, pertencente a Associação Cultural Obidense (ACOB)




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp