18/10/2022 às 10h29min - Atualizada em 18/10/2022 às 10h29min

Semab participa de projeto sobre empreendedorismo com alunos do 9º ano da Escola São Francisco | Portal Obidense

Estudantes construíram uma horta, onde serão plantados legumes que serão usados na merenda escolar

Portal Obidense
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Divulgação/ Vander Andrade/ ASCOM-PMO
ÓBIDOS - Um espaço antes sem uso, na área externa da Escola Municipal São Francisco, no bairro de Lourdes, em Óbidos, foi organizado para dar lugar à uma horta, que além de servir como uma espécie de laboratório para os alunos do 9ª ano do Ensino Fundamental, ajudará a melhorar a qualidade da merenda escolar.
 
Esse é o mais novo resultado do projeto “Empreendedorismo na Escola”, realizado com alunos do 6º ao 9º ano, de forma interdisciplinar, repassando conhecimentos diversos com o intuito de expandir as habilidades e competências dos estudantes para um mundo em constante transformação.





 
Com o apoio dos técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (Semab), os estudantes realizaram o plantio de legumes, que muito em breve, serão colhidos e destinados à merenda escolar.
 
A professora Aldenice Moda, uma das monitoras do projeto, contou que o espaço recebeu limpeza, pintura nos muros e foi cercado, os serviços contaram com a participação dos alunos e de alguns pais, que ajudaram na construção das cercas, e doaram dinheiro para a estruturação das hortas.
 
“Cada turma ficou com um tema, pra fazer uma arte [que ilustra os muros do espaço], eles botaram a ‘mão na massa’ e todos participaram, com a ajuda dos pais, da direção da escola, além de contarmos com o suporte da Semab e do IFPA no repasse das técnicas de plantio e instalação do sistema de irrigação. No caso da Semab, recebemos também a doação de sementes”, disse a professora.


 
O objetivo do projeto é repassar conhecimento, além do que é previsto no planejamento pedagógico das turmas, incentivando as próximas gerações que vão herdar a horta, para fins de conhecimento das técnicas de plantio e manutenção do espaço.
 
“Somos gratos ao apoio dado pela Semab, em especial ao servidor Jânio que sempre atendeu aos nossos chamados. Eles nos doaram terra, mudas, sementes e estiveram próximos dos alunos ensinando como fazer. Isso vai servir para as turmas de 9° ano que vão chegar em 2023, ou seja, um projeto que vai ter continuidade”, comemorou a diretora da escola, Bárbara Aquino.
 
Para a aluna Amanda Almeida, o projeto mais que levar para fora da sala de aula às turmas do 9º ano aproximou professores dos estudantes, com a troca constante de conhecimento.
 
“A gente sentiu uma proximidade maior dos professores com a gente, e até de alguns colegas que costumam não se envolver muito nas atividades. Foi muito mais que conhecer sobre plantio, horta e desenvolvimento do que foi plantado, foi muito importante pra união das turmas”, destacou.
 
O resultado final foi apresentado na manhã de terça-feira (11), com a presença dos estudantes de quatro turmas do 9º ano, com a participação dos professores monitores do projeto: Aldenice Moda, Carlos Lopes, Ronicley Marinho, Edsérgio Moraes, José Guilherme, Sidomar e Cristina.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp