18/10/2022 às 08h40min - Atualizada em 18/10/2022 às 08h40min

V Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais do Baixo Amazonas começa nesta terça-feira, 18 de outubro

A V Fecitba ocorre de 18 a 21 de outubro, em Santarém (PA), na Unidade Rondon da Ufopa

Da Redação Portal Obidense
Comunicação Ufopa
V Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais

OESTE - Promovida pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC), a V Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas - PA (Fecitba) terá início nesta terça-feira, 18 de outubro, na Unidade Rondon do Campus de Santarém. Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a feira visa incentivar a iniciação científica de estudantes da educação básica.

Com uma programação híbrida (atividades remotas e presenciais), a Fecitba tem como público-alvo estudantes e professores da educação básica, dos níveis infantil, fundamental, médio e técnico. Serão palestras, apresentação de trabalhos de iniciação científica, concurso de desenhos e exposição de experimentos, livros e materiais didáticos, além de relatos de práticas de profissionais da área.

A cerimônia de abertura será às 8h30, no Auditório Wilson Fonseca, situado na Unidade Rondon, bairro do Caranazal, com entrega de kits para os participantes inscritos. Em seguida, haverá a conferência "Iniciação Científica na Educação Básica: do estudante ao futuro pesquisador”, com a professora doutora Dayanne Dailla Cajueiro, da Unama de Belém. A abertura será transmitida no canal da Fecitba no YouTube.



Às 10h30, no saguão do prédio H, ocorrerá outra atividade presencial: a exposição de experimentos, livros, materiais didáticos e brinquedotecas, com a parceria do Clube de Ciências da Ufopa, Liga Acadêmica de Pediatria e Afroteca.

À tarde, haverá atividades remotas, como a apresentação dos projetos finalistas de iniciação científica, das 14 às 16 horas; o minicurso “O brincar investigativo como iniciação científica”, das 16 às 18 horas; e a roda de conversa “A transformação de quem participa de feiras de ciências”, das 19 às 21 horas. Todas as atividades serão realizadas por meio do Google Meet.

O evento prossegue na quarta-feira, 19 de outubro, com as palestras “A Pesquisa na Educação Básica: uma viagem pelos rios da Alfabetização Científica” (presencial) e “Plantas Medicinais: senso comum, saber popular e conhecimento científico” (remota), ambas pela manhã. À tarde, a partir das 14 horas, no saguão do prédio H da Unidade Rondon, será a vez da apresentação presencial dos projetos finalistas de iniciação científica e dos relatos de profissionais da educação, além da exibição do III Concurso de Desenhos.

Confira a programação completa no site do evento: https://www.even3.com.br/vfecitba2022/
Mais informações aqui: [email protected]

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp