27/09/2022 às 08h26min - Atualizada em 27/09/2022 às 08h26min

História e cultura com o Grupo Folclórico Swing de Carimbó | Portal Obidense

Conheça um pouco da história do grupo que apesar de ser novo tem forte atuação na cultura obidense

Derick Souza
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Divulgação Swing de Carimbó
ÓBIDOS - O Grupo Folclórico Swing de Carimbó foi criado no ano de 2013, por alguns alunos da Escola Municipal Dr. Raymundo Chaves.
 
Aqueles que até então eram alunos da escola criaram o grupo como uma forma de distração ou passatempo, mas com o foco de atingir os jovens e incentivar neles a cultura de nossa região.

 
Oque seria apenas um passatempo acabou ganhando força e muitos jovens começaram a procurar o grupo para fazer parte.



 
Com o passar do tempo aqueles que criaram o grupo precisaram sair da cidade, seguir suas vidas e na correria acabaram não tendo mais o mesmo tempo que tinham para o grupo.
 
Com isso o grupo perdeu forças e em 2016 teve que parar as atividades por não ter alguém que assumisse a coordenação.
 
No seguinte ano, 2017, o jovem Josenildo Gonzaga assume a coordenação e continua no posto até os dias atuais.
 
Além do jovem Josenildo, o Swing conta com uma equipe de coordenação grande contando inclusive com participação de pais dos jovens e adolescentes que dançam no carimbó.


 
Em 2022 o grupo passou por vários momentos especiais como a sua participação no arraiá dos Pauxis levando uma belíssima apresentação que teve destaque por levarem a cultura amazônica no cultivo do açaí, no puxirum, na pesca, além de levar os itens do carimbó como por exemplo a rainha e rei do carimbó.
 
Também no corrente ano o grupo foi representar a cidade de Óbidos no festival folclórico do município Curuá, sem conseguir trazer o título, mas fazendo uma belíssima apresentação que arrancou muitos elogios da população abaré.
 
O grupo tem suas redes sociais ativas, onde é possível entrar em contato para parcerias, projetos ou mesmo auxiliar o grupo em suas atividades.
 
O swing segue suas atividades com vários projetos para a frente, sempre com o objetivo de incentivar a cultura amazônica entre os jovens, tirando-os da rua e ocupando o tempo destes.







 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp