16/09/2022 às 19h52min - Atualizada em 16/09/2022 às 19h52min

Semma inicia segunda etapa de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Óbidos | Portal Obidense

Documento deve orientar quais os melhores caminhos e estratégias para o meio ambiente e a população

Elton Pereira e Érique Figueirêdo/ ASCOM/PMO
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Divulgação/ ASCOM-PMO
ÓBIDOS - A Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), iniciou no mês de agosto a elaboração da segunda etapa do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Óbidos.
 
Trata-se de um documento que, por meio de um diagnóstico, deve orientar caminhos, estratégias, diretrizes e ações sobre o consumo, coleta, reciclagem, tratamento e destinação dos resíduos sólidos em todo o território do município, proporcionando assim o planejamento e a aplicação adequada dos recursos públicos.

 
No documento devem constar ainda, ações preventivas e corretivas, tendo como principais objetivos o controle adequado e a reutilização dos resíduos, a fim de diminuir a produção e, consequentemente, os riscos ao meio ambiente e à saúde humana.




 
A primeira etapa do plano contou com uma consulta pública realizada de forma online, onde a população da área urbana do município, respondeu ao questionário que deve nortear a elaboração o PMGIRS.
 
A segunda etapa, está realizando a aplicação do questionário de perguntas e respostas de casa em casa em comunidades rurais de Óbidos.
 
Durante a semana os técnicos da Semma, visitaram residências e estabelecimentos comerciais no Distrito do Flexal, distante mais de 90 km da sede do município, onde residem cerca de 6 mil habitantes.
 
“Eu acho importante esse trabalho que está sendo realizado pela Semma, pois aqui no Flexal não tem coleta de lixo e nem um local específico para descarte”, destacou a dona de casa Eliza Cardoso, que respondeu ao questionário.
 
Ao todo, mais de 50 comunidades nas áreas de terra firme e várzea já foram visitadas pelos técnicos da secretaria. A versão final do documento deve ficar pronta até sexta-feira (16).
 
“Estamos empenhados na construção do plano que é um passo muito importante para nossa cidade. Com isso vamos identificar os problemas relacionados ao descarte irregular dos resíduos sólidos de cada comunidade bem como da área urbana do município, para que possamos criar estratégias que diminuam os impactos ambientais provocados pelo descarte irregular”, explicou a chefe de divisão de educação ambiental, Kátia Ellen Cruz.
 
A fase de escuta da população é fundamental para a elaboração do PMGIRS, porque vai permitir que a construção do plano seja realizada atendendo as necessidades dos moradores de cada bairro e comunidade, além disso, vai ajudar a definir a escolha de uma área adequada para receber todo o resíduo sólido produzido pelo município.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp