15/09/2022 às 04h17min - Atualizada em 15/09/2022 às 04h17min

Dia Internacional da Democracia é celebrado nesta quinta em 128 nações | Portal Obidense

Data em defesa da democracia relembra assinatura pelos parlamentos de 128 países da declaração universal da democracia, em 1997.

Janaína Araújo
Da Rádio Senado

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Da Rádio Senado
INTERNACIONAL - Nesta quinta-feira, 15 de setembro, é celebrado o Dia Internacional da Democracia. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas, a ONU, em 2007 para recordar a assinatura da Declaração Universal da Democracia, que aconteceu em 1997. Um dos princípios da declaração é o de que “a democracia é um direito básico de cidadania, a ser exercido em condições de liberdade, igualdade, transparência e responsabilidade, com o devido respeito à pluralidade de pontos de vista, no interesse da comunidade”. Em entrevista recente ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, em mais uma de suas manifestações sobre a democracia brasileira, falou sobre suas ameaças e o papel do Poder Legislativo para assegurá-la:
 
Rodrigo Pacheco Ao assumir a presidência do Senado eu fiz um compromisso de defesa das instituições, de defesa da República brasileira e dos seus fundamentos, do estado de direito e, fundamentalmente, da democracia. E hora nenhuma eu me apartei disso. Em todos os instantes em que houve o mínimo ataque, até às vezes a título de bravata, houve da parte da Presidência do Senado uma pronta reação em relação a isso. Todo e qualquer ataque, mínimo que seja, em relação à democracia, à regularidade e à periodicidade de eleições merecerá do Senado, como tem merecido, essa pronta reação.

 
Como compromisso com a democracia, Rodrigo Pacheco apontou a revogação votada no Congresso em 2021 da Lei de Segurança Nacional, criada em 1983, no período da ditadura militar.
 
Rodrigo Pacheco Votamos projetos importantes que afirmam esse nosso compromisso com a democracia quando alteramos a Lei de Segurança Nacional e a transformamos numa lei de defesa do estado de direito, com rol de crimes, inclusive no Código Penal, que atentam contra a ordem constitucional e contra o estado de direito.
 
O Dia Internacional da Democracia é celebrado anualmente no Brasil e em mais 127 nações que assinaram a Declaração Universal da Democracia e se comprometeram com o avanço do regime.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp