01/09/2022 às 15h39min - Atualizada em 01/09/2022 às 15h39min

Prazo de submissão de trabalhos para X Jornada Acadêmica da Ufopa vai de 3 a 25 de setembro | Portal Obidense

É obrigatória a apresentação de trabalhos para bolsistas vinculados aos programas institucionais oficiais, de acordo com as normas de cada subevento

DA redação

Portal Obidense  Publicidade 790x90


SANTARÉM - A X Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) abre o período para submissão de trabalhos no próximo dia 3 de setembro. Os estudantes poderão apresentar trabalhos nos seguintes subeventos: IX Seminário de Graduação, XI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, VII Salão de Extensão e IX Seminário de Pós-Graduação. Nesta edição, o tema do evento é “Produzindo ciência e expandindo educação no coração da Amazônia”. A programação ocorrerá nos dias 4 a 13 de novembro de 2022, com atividades presenciais em todos os campi da Ufopa e transmissão ao vivo pelo YouTube.
 

http://www.ufopa.edu.br/ufopa/comunica/noticias/prazo-de-submissao-de-trabalhos-para-x-jornada-academica-da-ufopa-vai-de-3-a-25-de-setembro/
 
 
Quem pode apresentar trabalhos – É obrigatória a apresentação de trabalhos para bolsistas vinculados aos programas institucionais oficiais, de acordo com as normas de cada subevento. Para os voluntários, é facultativa.
 
Os bolsistas e voluntários ligados ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) e ao Programa Extensão na Comunidade (PEC), além de integrantes de projetos de extensão, deverão seguir as normas estabelecidas para o VII Salão de Extensão.
 
Os vinculados aos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação Tecnológica (Pibiti) devem submeter trabalhos ao XI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Para o IX Seminário de Pós-Graduação, todos os alunos de pós-graduação poderão submeter trabalhos.
 
Somente o IX Seminário de Graduação receberá trabalhos de estudantes não vinculados a programas institucionais e de autores externos à Ufopa, além de bolsistas e voluntários do Pró-Ensino, do Programa de Monitoria Acadêmica, do Programa de Educação Tutorial (PET) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
 
Como submeter – Os resumos deverão ser submetidos pelo SigEventos no período de 3 a 25 de setembro. É preciso fazer o login no sistema, com as mesmas credenciais usadas no SIGAA. Na “Área do Participante”, clicar em “Realizar Nova Submissão”, observando o subevento correto para o qual o estudante deseja apresentar trabalho.
 
As normas de formatação e preparação de resumos são as mesmas para todos os subeventos. Já os critérios de avaliação dos trabalhos e formatos de apresentação variam conforme as normas de cada subevento.
 
Todos os resumos aceitos serão publicados nos Anais da X Jornada Acadêmica da Ufopa.
Leia mais:
 
X Jornada Acadêmica da Ufopa será de 4 a 13 de novembro
http://www.ufopa.edu.br/ufopa/comunica/noticias/x-jornada-academica-da-ufopa-sera-de-4-a-13-de-novembro/
X Jornada Acadêmica da Ufopa recebe inscrições para avaliadores internos e externos
http://www.ufopa.edu.br/ufopa/comunica/noticias/x-jornada-academica-recebe-inscricoes-para-avaliadores-internos-e-externos/
Abertas as inscrições para voluntários da X Jornada Acadêmica da Ufopa
http://www.ufopa.edu.br/ufopa/comunica/noticias/abertas-as-inscricoes-para-voluntarios-da-x-jornada-academica-da-ufopa/
 
Ufopa será sede de etapa regional da competição Maratona da Programação SBC 2022
http://www.ufopa.edu.br/ufopa/comunica/noticias/ufopa-sera-sede-de-etapa-regional-da-competicao-maratona-da-programacao-sbc/
No dia 8 de outubro de 2022, a Ufopa receberá em Santarém a fase regional da Maratona de Programação XXVII, evento promovido anualmente pela Sociedade Brasileira da Computação (SBC). A competição, que ocorre no Brasil desde 1996, é voltada para estudantes das áreas de computação e afins, e também para alunos de ensino básico.
 
Na edição de 2019, a região Oeste do Pará alcançou um marco importante, vencendo a regional e conquistando uma vaga na etapa nacional. A equipe que venceu leva o nome de Projeto Beta e é formada por alunos do curso de Sistemas de Informação do campus de Oriximiná da Ufopa.
 
Neste ano, é a vez de Santarém ser a sede da etapa regional da competição. O evento será realizado na Unidade Tapajós da Ufopa, mas a organização é da equipe de docentes do curso de Sistemas de Informação do campus de Oriximiná, capitaneado pela Profa. Flávia Monteiro. A coordenação espera contar com a participação de cerca de 10 equipes formadas por alunos da região do Oeste Paraense. Além de discentes da Ufopa, são esperadas equipes de outras instituições de ensino, como IFPA/Itaituba, Iespes e Unama, dentre outras.
 
A etapa nacional desta edição ocorrerá em Campo Grande (MS), no período de 16 a 18 de março de 2023, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS).
 
Sobre a maratona — Em um único dia de competição, durante um período de cinco horas, as equipes devem solucionar problemas que envolvem programação, matemática, estrutura de dados, grafos, strings e outros. Este evento é considerado um dos mais importantes da área de tecnologia, pois, além de cultivar nos discentes habilidades como trabalho em equipe, proatividade, criatividade e perseverança, serve como uma espécie de vitrine para grandes empresas, que buscam profissionais cada vez mais eficientes e solucionadores de problemas.
 
A lista de questões precisa ser resolvida no menor tempo e com o menor número de falhas possíveis. Cada questão é representada por uma cor e um balão, que é estourado quando a solução do problema é aceita. As equipes são formadas por três integrantes titulares e um reserva, orientadas por um coach, que pode ser um docente da instituição ou um ex-aluno. A competição possui três fases: a regional, a nacional e a mundial.
 
Inscrições — Estão abertas até o dia 26 de setembro de 2022, com valores que variam entre R$ 160,00 e R$ 450,00, dependendo do número de times que o coach cadastrará e se a instituição é associada à Sociedade Brasileira da Computação (SBC). As inscrições podem ser feitas na página do evento: https://maratona.sbc.org.br/ . Também é possível obter informações através do perfil no Instagram @maratona_oeste_para, que foi construído para o evento, com dicas para a competição e sobre a área da computação.
 
Mais informações: [email protected]
 
Procce promove aulão para alunos de ensino médio de Belterra
http://www.ufopa.edu.br/ufopa/comunica/noticias/procce-promove-aulao-para-alunos-de-ensino-medio-de-belterra/
 
A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) promove o projeto-piloto “Aulão da Ufopa”, que propõe a oferta de aulas a estudantes do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Waldemar Maués, localizada no município de Belterra (PA). Um professor, por meio de aula expositiva, instrumentalizará o público, durante cinco encontros, com as mais variadas técnicas de redação, atualização gramatical e conhecimento matemático, disciplinas previstas no edital do Enem.
 
Confira a Agenda de Eventos da Ufopa:
http://www.ufopa.edu.br/ufopa/comunica/eventos/
 
Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa
Unidade Tapajós – Campus Santarém
Assessoria de Comunicação
Coordenador: Júlio César de Assunção Pedrosa
Atendimento à Imprensa:
Manhã: Luena Barros (93) 99103-9978 / Talita Baena (91) 98041-9899
Tarde: Albanira Coelho (93) 99215-1756 / Renata Coimbra (93) 98127-6999 /
Maria Lúcia Morais (93) 99120-7183


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp