17/08/2022 às 10h04min - Atualizada em 17/08/2022 às 10h04min

Queimadas começam a prejudicar o fornecimento de energia elétrica no Pará | Portal Obidense

Equatorial Pará já registrou 152 ocorrências de falta de energia no Estado

Da Redação
Portal Obidense
Imagem da Internet
 PARÁ - Durante o verão amazônico um problema característico da época chega deixando instituições como Corpo de Bombeiros e a distribuidora de energia em alerta: as queimadas. O clima seco acaba propiciando os focos de incêndio, que geram diversos prejuízos, e um deles são as interrupções no fornecimento de energia, trazendo transtornos para a população e para os serviços essenciais.
 
No primeiro semestre de 2022, a Equatorial Pará registrou 152 ocorrências de falta de energia causadas por queimadas próximas a rede elétrica, em todo o Estado. Na região oeste, os municípios onde há registros são: Santarém, Itaituba, Alenquer, Prainha e Novo Progresso.
 
Quando ocorrem queimadas próximo a rede, o calor danifica as estruturas e cabos condutores, prejudicando o fornecimento de energia para os clientes da região, conforme o gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Pará, Manoel Romeiro. “Inclusive, o fogo pode atingir vários postes e muitos metros de rede, fazendo com que o serviço para recompor a estrutura demande um tempo considerável. Ressaltamos ainda que além dos prejuízos causados, dependendo da circunstância, a prática de queimada pode ser configurada crime”, acrescenta Manoel. 
 
COMO PREVENIR
 
Para evitar que as queimadas ocorram, a população pode tomar algumas precauções, que são instruídas pela técnica de Segurança da Equatorial Pará, Natália Pirovano. Uma delas é evitar acender fogueiras, especialmente quando forem próximas da rede elétrica, pois, o fogo pode fugir de controle e atingir áreas maiores. “Não se deve jogar pontas de cigarro acesas às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação. As cinzas de fogueiras devem ser apagadas com água, para evitar que o vento leve as brasas para as matas. Não coloque fogo em terrenos baldios ou lixões. E no período de estiagem, realize aceiros para evitar incêndios descontrolados”, orienta Natália.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp