05/08/2022 às 08h35min - Atualizada em 05/08/2022 às 08h35min

Confúcio Moura pede olhar atento para riquezas e soluções da Amazônia | Portal Obidense

Senador confúcio moura destaca modo sustentável de exploração da floresta e necessidade de mais pesquisas na amazônia.

Janaína Araújo
Da Rádio Senado
Da Rádio Senado
AMAZÔNIA - O senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, chamou atenção para o que ele classificou como patrimônio ainda não dimensionado da Amazônia. O parlamentar afirmou que a população da região tem criado soluções sustentáveis para a exploração das riquezas da floresta e venda de produtos.
 
CONFÚCIO - Soluções criativas que o povo da Amazônia tem implementado nos últimos anos, soluções muito ricas da exploração dessas riquezas existentes na floresta e transformar isso tudo em um processo industrializado, para vender para o mundo os produtos, o que nós chamamos genericamente de bioeconomia. Isso é muito importante. Tem o Imazon, tem a Embrapa, tem os governos dos estados amazônicos, que têm profundo conhecimento.
 
Para o senador, é preciso valorizar e compreender a grandeza da Amazônia. Com mais de 24 milhões de habitantes, a região também apresenta os mesmos problemas sociais que afetam outros locais do país, conforme ressaltou Confúcio Moura.
 
Confúcio - A gente fala da Amazônia como se fosse algo folclórico, distante, algo isolado, só vai lá índio, só tem aquelas regiões inóspitas, inacessíveis. Não é bem assim. A Amazônia, com todas as suas riquezas potenciais, abriga a maior desigualdade brasileira, em todos os sentidos: educacional, de renda, da pobreza, da falta de saneamento básico. É a pobreza dentro da riqueza.
 
O senador também defendeu um órgão como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, somente para pesquisar a Amazônia. Outra solução apontada seria fortalecer as universidades e instituições não governamentais da região. Confúcio ainda mencionou o reflorestamento e citou processos nessa área que geram renda na cidade de Vilhena, em Rondônia.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp