16/07/2022 às 10h50min - Atualizada em 16/07/2022 às 10h50min

Sancionada lei que inclui a capacidade de leitura como um dos compromissos da educação básica | Portal Obidense

A legislação muda a lei de diretrizes e bases da educação.

Carol Teixeira.
Da Rádio Senado

Da Rádio Senado
BRASIL - A capacidade de leitura, juntamente com a alfabetização, passou a ser um dos compromissos da educação básica. A lei com esse objetivo, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente da República. O relator no Senado, Veneziano Vital do Rêgo, do MDB da Paraíba, lamentou a quantidade de analfabetos funcionais no Brasil que, apesar de saberem ler, não são capazes de compreender o que estão lendo: 
 
Se alfabetização é um fundamento necessário, ele não é suficiente para assegurar o "pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho", conforme comanda o art. 205 de nossa Carta Magna. É preciso, nesse processo, dar um passo adiante no sentido de que os indivíduos adquiram capacitação para a leitura e para a análise crítica de textos, competências que sempre foram importantes, mas que atualmente se mostram vitais em razão da velocidade das comunicações.

 
Segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional, 29% da população brasileira entre 15 e 64 anos é composta por analfabetos funcionais. A maior dificuldade dos analfabetos funcionais é a de compreender e interpretar textos simples. E o objetivo da lei é incluir a capacitação para leitura como compromisso da educação básica.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp