06/07/2022 às 10h23min - Atualizada em 06/07/2022 às 10h23min

Senado disponibiliza página para combater a desinformação | Portal Obidense

O senado federal disponibilizou uma página na internet para combater as fake news sobre as eleições.

Carol Teixeira
Rádio Senado

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Rádio Senado
BRASIL - As eleições para a escolha do presidente da República, governadores, senadores e deputados estaduais e federais estão marcadas para o dia dois de outubro. Com a proximidade da data, aumenta o número de notícias sobre o processo e os candidatos. Pensando no combate às fake news, o Senado Federal e o Tribunal Superior Eleitoral lançaram o Programa de Enfrentamento à Desinformação, com dados verificados e verdadeiros sobre todos os assuntos relacionados ao pleito. O objetivo é reduzir notícias falsas sobre a Justiça Eleitoral, a urna eletrônica, o processo eleitoral e os atores nele envolvidos. A  diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Érica Ceollin, relata que a criação da página é mais uma estratégia do Senado e do TSE para melhorar o ambiente das eleições.
 
A gente acredita que todos os meios possiveis que nós pudermos criar para combater as notícias falsas são úteis, principalmente agora perto do processo eleitoral, em que aumenta o grau de desinformação nas redes sociais, nos grupos da família. Então a gente tem que oferecer o máximo possível de oportunidades pro cidadão se esclarecer e poder votar conscientemente. 

 
O site do serviço é www12.senado.leg.br/verifica. Na sessão "eleições 2022" é possivel obter explicação sobre o que é desinformação e orientações de como denunciar mensagens com conteúdo suspeito sobre a Justiça Eleitoral.  O cidadão pode solicitar uma checagem de informações sobre o Senado Federal, enviando publicações suspeitas para [email protected] ou usar o formulário na página da Ouvidoria. Os pedidos referentes às eleições são direcionados para o serviço do TSE.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp