24/06/2022 às 12h19min - Atualizada em 24/06/2022 às 12h19min

Boletim Epidemiológico de monitoramento dos casos de Dengue e Chikungunya | Portal Obidense

Óbidos, registra 7 casos de Dengue e Chikungunya. Secretaria de Saúde emite alerta para a população e intensifica ações de prevenção

Por: Érique Figueirêdo/ ASCOM - PMO
Óbidos, registra 7 casos de Dengue e Chikungunya - Fotos: Divulgação/ ASCOM-PMO

ÓBIDOS - No mês de maio foram registrados na sede do município de Óbidos, seis casos de Dengue; e um caso de Chikungunya. Não foram registrados óbitos em decorrência das doenças.
 
O Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informou que 28 casos suspeitos de Dengue estão em análise, já são 48 notificações. Quatro casos de Chikungunya estão sob investigação.
 
A Semsa alerta toda a população quanto aos perigos da proliferação dos casos na cidade, que entrou no status de risco “médio em alerta” no mês de maio.
 
Lucilene Coelho, coordenadora do Setor de Endemias, explica que embora a população esteja concentrando esforços no combate ao novo coronavírus, não pode se esquecer dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, da Chikungunya e da Zika, uma vez que os casos de internação podem aumentar, causando problemas ao sistema de saúde.




 
“Devido o índice de infestação no nosso município estar em 'médio risco', estamos fazendo uma espécie de ‘arrastão’ nos três bairros onde os índices são mais altos, no bairro de São Francisco, Perpétuo Socorro e Cidade Nova. Nesta quinta [23] e sexta-feira [24] nós vamos concentrar as equipes no bairro Perpétuo Socorro. A intenção é diminuir a quantidade de objetos que acumulam água e levar informações aos moradores”, explicou a coordenadora.
 
As ações preventivas retornam aos bairros a cada dois meses, mesmo assim, muitos casos que facilitam a proliferação do mosquito Aedes, são identificados.
 
“É importante que a população entenda que nós não vamos recolher galhos de arvores, lixo domésticos. Apenas materiais que possam acumular água. Nossas equipes vão está no dia 1º de julho no bairro Cidade Nova”, disse Lucilene.
 
O que fazer para combater os focos do mosquito:
 
- Tampar os tonéis e caixas d’água;
- Manter as calhas sempre limpas;
- Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Manter as lixeiras bem tampadas;
- Deixar ralos limpos e, de preferência, com aplicação de tela;
- Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupas.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp