20/05/2022 às 14h36min - Atualizada em 20/05/2022 às 14h36min

Aluno de 72 anos, não falta a aula e vai a cavalo para escola | Portal Obidense

Oportunidade e força de vontade em uma educação tardia, mas que vai a galope em busca instrução

Por: Walmir Ferreira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Rosindo Tavares, Aluno de 72 anos em sua égua que o leva para escola todos os dias


ÓBIDOS – Sem transporte urbano, muito menos condução escolar, seu Rosindo Tavares de Sousa, mora no bairro São Francisco, ultimo bairro da cidade, já na parte rural do município, ele vai a cavalo para a escola, única forma encontrada para continuar estudando sem faltar a aula.


Ele pode ser considerado um exemplo em superação primeiro por que tem 72 anos e segundo por não ter condução, usa sua égua para chegar a escola municipal Dr. Raymundo Chaves que fica no município de Óbidos no Oeste do Pará.



O aluno que é considerado exemplar pelo diretor da escola professor Carlos Vieira, está no ensino fundamental maior estuda à noite, cursando a 3º etapa do projeto de formação Educação Jovens e Adultos (EJA). Que é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, dessa forma, possibilitando sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho e ainda fazer prova do ENEM e cursar uma faculdade.

No cotidiano escolar muitos são os desafios enfrentados pelo seu Rosindo Tavares, na busca por um ensino com qualidade, como exemplo, a diversidade cultural, a diferença de idades entre os alunos, equacionando dificuldades de estabelecerem boas relações, a superação do analfabetismo digital, o cansaço, a formação e exclusão de acesso à internet.


 
Mesmo com toda as dificuldades, seu Rosindo, não reclama ou busca desculpas para não prosseguir, para ele o futuro é vivido no presente e com 72 anos tem muita coisa para aprender, além de uma motivação maior que é a sua fé em Deus.
 
Segundo o diretor da escola Carlos Vieira seu Rosindo é um aluno altamente conceituado, participativo e ponderador dentro de sala, é o primeiro aluno a chegar na escola, faz perguntas e questiona as coisas quando não está clara para ele, conquistou o respeito dentro da classe que tem 35 Discentes.
 
Seu Rosindo, é pescador aposentado e vive de sua aposentadoria, trabalha atualmente como agricultor familiar em seu terreno, plantado macaxeiras e várias espécie de fruta da região.
 
No último dia 18 ele saiu na comissão de frente montado em seu cavalo na ação “Faça Bonito” onde sua escola Dr. Raymundo Chaves, esteve presente em alerta contra o abuso e exploração de crianças e adolescente.  
 
EJA pode ser cursada presencialmente ou a distância. Na modalidade presencial, a dinâmica é similar ao modelo tradicional das escolas. Os alunos precisam frequentar às aulas todos os dias, durante quatro horas. Já a distância (EAD) é uma realidade impossível para seu Rosindo que não tem internet em casa e condições para conseguir.

As disciplinas da Educação Jovens e Adultos estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, que define aprendizagens necessárias para o desenvolvimento do aluno na Educação Básica do país, sendo elas:
 
Ensino Médio
 
•    História
•    Sociologia
•    Filosofia
•    Língua Portuguesa
•    Inglês
•    Artes
•    Educação Física
•    Ciências
•    Matemática
•    Química
•    Física






Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp