02/05/2022 às 11h16min - Atualizada em 02/05/2022 às 11h16min

Cidade da Alegria no carnaval fora de época, à cultura celebra a vida | Portal Obidense

Na cidade do contrário, Pai da Pinga faz arrastão no domingo, levando mais de 15 mil pessoas a Praça da Cultura no carnaval fora de época

Por: Marcelo Luíz
Foto: Rafael Chocolate - Praça da Cultura



ÓBIDOS - No domingo dia 1° de maio, feriado do Trabalhador, foi marcado com o primeiro grito de Carnaval após 2 anos sem folia por conta da pandemia no munícipio de Óbidos no oeste do Pará.

A cidade amanheceu com clima de festa com a chegada dos visitantes que compareceram em um número bem expressivo, tanto pela PA-437, como via fluvial principalmente das cidades de Oriximiná, Santarém, Monte Alegre, Terra Santa, Cametá e até mesmo de Manaus-AM.
O bloco mais querido de Óbidos trocou as segundas-feiras pelo domingo a largada foi dada às 18 horas com o tradicional Pai da Pinga saindo da Praça de Santa Terezinha, percorrendo o seu trajeto com alterações devido a época de cheia do rio Amazonas, mas nada que impedisse a curtição do folião que pulou e cantou do início ao fim.




Na chegada do bloco ao Fobóbromo (Praça da Cultura), os brincantes foram recebidos com uma salva de fogos, um momento de alegria e de simbolismo, assim como foi mencionado pelo prefeito Jaime Silva, "Um motivo para comemorar a vida".

A festa no palco foi comandada pela Super Banda Lazer que trouxe um repertório bem diversificado, tocando os sucessos do Carnaval e suas manchinhas e musicas atual.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Óbidos (ASCOM), estiveram presentes no fobóbromo mais de 15 mil foliões nesse Carnaval fora de época, que encerrou às 23 horas.



O apresentador Adilson Moraes em uma de suas falas no final da festa mencionou que segundo o prefeito, Óbidos ainda terá vários eventos desse porte durante o ano.

Óbidos é conhecida pelo seu tradicional carnaval, que muda de nome para CarnaPauxis, em alusão aos Gueiros indígenas da tribo dos Pauxis primeiros habitantes da região. Considerado o maior e melhor carnaval de rua do oeste do Pará, essa manifestação Cultural foi interrompida há 2 anos devido a pandemia da covid-19.



Como em todo o Brasil aos poucos a rotina do obidense está voltando ao normal, assim o prefeito da cidade resolveu realizar o Carnaval fora de época que inclusive faz parte da matéria História de Óbidos e em ensinado por gerações.

Após ser anunciado muitas pessoas foram nas redes sociais e criticaram a decisão de fazer o carnaval, porém segundo foliões ate mesmo aquele que criticaram saíram as ruas e foram se divertir, provando que o CarnaPauxis não é apenas um evento, mas uma expressão cultural de um povo.

O Portal Obidense transmitiu ao vivo para o mundo, levando e divulgando a nossa cultura – Veja a transmissão na Integra abaixo.





Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp