01/07/2016 às 17h56min - Atualizada em 01/07/2016 às 17h56min

Mário Henrique faz avaliação do seu governo durante coletiva a imprensa

Questionado pela imprensa obidense o prefeito respondeu a vários questionamentos pertinentes aos seus três anos e meio de administração

Por: Érique Figueirêdo
Foto: Divulgação

ÓBIDOS – O prefeito de Óbidos Mário Henrique de Souza Guerreiro, concedeu entrevista coletiva a imprensa no final da manhã desta sexta-feira (1º), e fez um balanço das ações de sua administração nos últimos três anos e meio.

Mário começou confirmando a retomada dos trabalhos de pavimentação das vias inseridas no plano de mobilidade urbana da prefeitura, que ficaram por um tempo paralisados. A obra foi reiniciada pelo bairro Bela Vista, que terá as suas principais vias asfaltadas. Foi anunciada também a retomada dos trabalhos na Rua Osvaldo Matos, no bairro Cidade Nova, que deve ocorrer nas próximas semanas.

O chefe do Executivo obidense também citou números, e anunciou a execução de mais de 70 obras nos últimos 42 meses, o número é referente a obras entregues, ou que estão em andamento, ou ainda em fase de conclusão. “Nesses últimos três anos e meio fizemos uma administração pautada na responsabilidade, avançamos muito em diversas áreas, e chegamos até aqui com um saldo extremamente positivo. Desafio quem tiver dúvidas a fazer os cálculos, que deixarão evidente que em três anos e meio ninguém fez mais do que a nossa administração”, garantiu o prefeito de Óbidos.

Guerreiro garantiu ainda que todas as obras iniciadas em sua gestão serão concluídas até o final do ano, inclusive a do Matadouro Municipal, e que trabalhará a gestão do município a parte do processo político. “Nós vamos concluir todas as nossas obras que já foram iniciadas e as que estão por iniciar, até o final deste mandato, independente de política. Onde for possível avançar, vamos avançar, e só deixaremos de construir ou reformar se a crise nos limitar, mas a população pode ficar certa de uma coisa, faremos todas as ações pautadas na ética e no compromisso com os obidenses”.

Pagamento de servidores

Mário Henrique lamentou os atrasos no pagamento dos servidores, que segundo ele vem sendo ocasionado pelo bloqueio dos recursos municipais agravado com os cortes dos recursos federais, Mário disse que sua equipe está trabalhando para resolver as pendências. “Quero agradecer aqui todos os servidores que compreenderam a situação que estamos enfrentado com essas retenções por conta do parcelamento de dívidas com o INSS e outras situações, aos que optaram pela greve, nós respeitamos o direito que lhes é garantido, até porque a maioria dos que não compreendem já tiveram a oportunidade de ‘fazer o milagre e não fizeram’. Não fechamos ainda o mês de maio com todas as secretarias, mas quero aqui deixar claro, o meu hábito é a minha criação não me permite dá calote em ninguém, e todos receberão os seu salários”, enfatizou o prefeito, que informou ainda que mais de 60% dos recursos do FUNDEB estão sendo aplicados na folha de pagamento da educação.

Projeto Minha Casa, Minha Vida

Questionado sobre a demora na entrega do residencial do projeto Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal, o prefeito disse que a entrega só ocorrerá após a concessionária de energia realizar a obra de expansão da eletricidade para área no bairro Bela Vista onde as casas foram construídas. “Não podemos e nem vamos entregar casas às escuras, o projeto de expansão de energia para aquela área já está pronto, restando apenas a Celpa executar. Nós também já estamos discutindo com a empresa responsável pela construção do residencial a revitalização das casas que estão danificadas, além de já termos iniciado a construção de um micro sistema de água para abastecer as famílias que vão morar no residencial, que ganhará ainda uma creche nos próximos meses”.

Casarão Histórico da “Bacuri”

Mário lamentou que o prédio tenha passado tanto tempo sem ter a devida atenção, e reafirmou que o município não tem condições de tombar e

revitalizar o prédio antigo localizado na Rua Deputado Raimundo Chaves (Bacuri), no Centro da cidade. “Nós respeitamos a preocupação do Ministério Público, mas a verdade é que nesse momento de crise, não há recursos disponíveis para indenizar o proprietário e bancar a obra de revitalização. Nós entendemos a preocupação dos historiadores e dos críticos que pedem a preservação do casarão, mas a verdade é que não aparece ninguém querendo ajudar na revitalização, e nós não temos como fazer isso sozinhos. Se aparecer alguém se dispondo a bancar a revitalização do prédio, eu tombo na hora”.

Relatório do MP sobre a CPI do FUNDEB

Durante a coletiva, pela primeira vez, Mário falou sobre o relatório do Ministério Público enviado a Câmara de Vereadores, que apontou má gestão na aplicação dos recursos do FUNDEB nos anos de 2013 e 2014.

Guerreiro afirmou não ter feito uso indevido do recurso da educação. “Estou muito tranquilo quanto ao relatório do GATE, o próprio relatório diz que não houve danos ao erário, e isso não faz parte da conduta do nosso governo, o que fizemos foi apenas transferir da conta do FUNDEB o valor referente das parcelas de INSS dos aposentados da educação que haviam sido descontadas do FPM pela Receita, essa manobra é comum e o próprio TCU sabe disso. O MP analisou a documentação que foi repassada pela câmara que criou a CPI, investigou, disse que era um valor desviado, depois já disse que era outro, no final deram um valor menor ainda e não fizeram nada”.

O prefeito criticou a conduta de alguns vereadores na condução da CPI. “Quero deixar claro que vereador que se propõe a trabalhar junto com o governo, não recebe e nunca receberá qualquer tipo de vantagem. Teve vereador ai que liderou essa CPI e queria fazer a coisa acontecer, mas não teve coragem de assinar a CPI na gestão passada quando era presidente da câmara. Vocês podem ver ai fora todas as dificuldades nesse município, mas ver esse prefeito envolvido em falcatrua, isso vocês não verão. Minhas contas estão à disposição para quem quiser analisar, e nosso departamento jurídico está tomando as providências necessárias quanto essa questão do FUNDEB”.

Mário Henrique encerrou a coletiva pedindo desculpas pelas falhas cometidas ao longo de sua administração e pediu o apoio da população para superar o momento de crise. Mário desejou uma feliz festividade de Sant'Ana a todos os católicos obidenses. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp