10/04/2022 às 16h12min - Atualizada em 10/04/2022 às 16h12min

Primeira Roda de Mulheres Municipalistas do Oeste do Pará | Portal Obidense

O evento que aconteceu em Santarém, foi voltado para prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, secretárias e mulheres municipalistas da região Oeste do Estado

Por: Geisa de Oliveira
Mulheres Municipalistas do Oeste do Pará | Foto: Ascom - STM
SANTARÉM - O evento, que aconteceu na sexta-feira (08), no plenarinho da Câmara Municipal, foi promovido pela Federação das Associações de municípios do estado do Pará (Famep), em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM), Associação dos Municípios das rodovias Transamazônica Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará (AMUT), Associação dos Municípios da Calha Norte (Amucan) e demais associações e consórcios regionais.
 
O Prefeito Nélio Aguiar, a primeira dama Celsa Brito, as secretárias de Assistência Social Sandra Santana, de Finanças Josilene Pinto, e de saúde Vânia Portela, estiveram presentes, além das coordenadoras e assessoras da Semtras.
 
O Prefeito Nélio Aguiar destacou a importância das mulheres na administração pública, citando as nove pastas que são chefiadas por mulheres em Santarém. “O nosso governo é empoderado pelas mulheres, temos muitas que nos ajudam. Esse movimento de mulheres é muito importante. Que o movimento no estado do Pará seja bastante forte para a gente crescer mais. A cota de 30% é muito pequena para ocupação das mulheres em uma chapa, 30% do recurso financeiro tem que ir para as mulheres, mas acho que isso não é suficiente pra corrigir. ”, disse o Prefeito.




 
“O momento de hoje foi muito rico para a troca de experiências. Na roda de conversa foi possível conhecer a luta de cada mulher dentro do seu município, fortalecendo e incentivando a nossa participação nos movimentos municipalistas, seja na Câmara Municipal, seja no executivo, legislativo, seja no empreendedorismo e nos mais diversos seguimentos, ampliando de maneira significativa o lugar de representatividade de cada mulher. ”, destacou Sandra Santana Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
 
 
Sobre o movimento:
 
O Movimento Mulheres Municipalistas é o primeiro movimento municipalista feminino apartidário brasileiro. Lançado em 2017, na XX Marcha em Defesa dos Municípios, tem como meta principal unir prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e secretárias municipais na luta pela pauta municipalista e pela maior inserção das mulheres na política e no poder...
 
Os principais objetivos do MMM são: aumentar a representação política das mulheres no Movimento Municipalista, estimulando maior participação feminina nas Associações Estaduais; Fomentar a participação das mulheres nos processos eleitorais e nos espaços políticos de decisão, impulsionando as candidaturas femininas e a liderança municipal com igualdade de gênero; Fortalecer as capacidades da gestão municipal feminina para a criação de políticas públicas que promovam os direitos das mulheres; Estimular as integrantes do MMM a desenvolverem em suas cidades os projetos que a CNM executa com resultados positivos, como: Mulheres Seguras, Reinserir e Rede de Municípios Doadores; Dar destaque às boas práticas desenvolvidas pelas prefeitas do MMM em seus Municípios e levá-las para divulgarem estas iniciativas em grandes eventos nacionais e internacionais; Promover articulações com a Bancada Feminina do Congresso Nacional, a fim de pleitear a pauta municipalista e os projetos de lei que fomentem o empoderamento e a proteção dos direitos das mulheres.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp