03/03/2022 às 14h18min - Atualizada em 03/03/2022 às 14h18min

Em Óbidos projeto social desenvolvido pelo artista Jorge Mame | Portal Obidense

O autor dedica seu tempo voluntariamente para ensinar crianças e adolescente à arte da pintura

Por: Walmir Ferreira
Projeto Artes Atravès dos Pinceis em Óbidos - PA

ÓBIDOS – Denominando “Arte Através dos Pinceis", funciona na residência de seu idealizador na Rua Graciliano Negreiro, bairro da Cidade nova, próximo à conhecida passagem.

O projeto é pouco divulgado, mas esta ativo, funcionando apenas aos sábados devido à pandemia, com poucos recursos Mamede recorre aos amigos, nem sempre a resposta é positiva, mesmo assim ele não pensa em desistir, aos 76 anos de idade Jorge sempre teve vontade de passar seu conhecimentos as novas gerações.  

Segundo Jorge Mamede o projeto nasceu de um sentimento de compartilhamento de conhecimentos: “Eu que aperfeiçoei minhas pinceladas com o incentivo do saudoso Saladino de Brito, que visualizou através de meus desenhos, um dom que precisava ser desenvolvido com eficácia para melhor rendimento de meus trabalhos artísticos”.



Após anos dedicados as artes plásticas Mamede criou coragem e iniciou o projeto “Artes através dos pinceis” no dia 14 de dezembro de 2013, atendia as crianças no   Cliper do Sagrado  Coração de Jesus, no bairro da Cidade Nova. Na época o projeto contava com o paio do Conselho Comunitário do referido bairro, na pessoa da Professora Ana de Lourdes Alves, e também com a colaboração do grande Mauro Sena na elabora ao do projeto.

A Arte Através dos Pinceis tem o objetivo primordial repassar conhecimentos, através do desenho e da pintura, da criança, adolescentes, jovens, enfim; a quern demonstrar interesse em desenvolver seus dotes artísticos através dos pinceis.



Jorge Mamede fala sobre o sentimento do projeto: “Ha muito tempo, sentia em meu coração o desejo de repassar meus conhecimentos para que outras pessoas também se sentissem capazes de criar, de colocar na tela a sua inspiração, através de paisagens, imagens, brincarem com as cores e depois se alegrar com suas criações”.

Mamede se diz estar realizado, mas a continuidade do projeto depende da boa vontade de amigos que o ajudam com pequenas doações para os custos com papéis, tintas e toda material para pintura no revolvimento da habilidade das crianças que participam. Hoje me sinto feliz, pois meu sonho agora é realidade, quando observo o interesse de meus futuros artistas, através de seus desenhos, suas pinturas, sinto-me feliz e realizado, com sentimento de dever cumprido”.

Atualmente participam ativamente do projeto mais de 30 crianças, adolescentes e jovens, onde o grande artista obidense deixará seu conhecimento para as futuras gerações um legado de valorização da arte obidense.  

Jorge ainda continua buscando parceiros e ajudar para a continuação do seu projeto, para aquele que se interessar em ajudar entrar em contato (93) 99211-7855.



 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp