24/02/2022 às 17h04min - Atualizada em 24/02/2022 às 17h04min

Botos Cor de Rosa e Tucuxi farão apresentações culturais em Alter do Chão | Portal Obidense

As apresentações fazem parte do projeto ‘Çairé 2021 – Auto dos Botos’ e serão transmitidas pela TV Cultura

Da redação - Portal Obidense

SANTARÉM - Em um novo formato e sem perder a essência e a grandeza das apresentações, este ano, 2022, as apresentações dos Botos Cor-de-Rosa e Tucuxi serão realizadas em formato de transmissão AO VIVO pela TV Cultura. O evento será realizado dia 05 de Março, no Galpão de Artes do Boto Cor de Rosa em Alter do Chão, a partir das 22 horas, e contará com a presença de representantes dos patrocinadores, instituições afins e autoridades do Município e Estado.
 
Para o projeto intitulado ‘Çairé 2021 - Auto dos Botos’, as duas entidades: o Grupo Sociocultural Boto Tucuxi e a Agremiação Folclórica Boto Cor de Rosa se apresentaram respectivamente, com os temas: ‘‘O AUTO DO BOTO: O FILHO DE IACI’’ e ‘‘BOTO COR DE ROSA: A LENDA VIVA DA AMAZÔNIA’’.
 
O Çairé 2021 - Auto dos Botos surgiu como uma proposta inédita de evento em meio a pandemia. ‘‘O Festival dos Botos conecta Alter do Chão com o mundo, e diante da nossa nova realidade, nos sentimos no direito de não deixar essa cultura ser esquecida, e então decidimos realizar o projeto em prol dos nossos talentos da Amazônia e de todos que sobrevivem da cultura em nossa região, proporcionando renda direta e indiretamente. E é com muita alegria que podemos realizar um projeto deste tamanho com o apoio de uma lei que incentiva os fazedores de cultura em nosso Estado, e mais feliz em perceber que temos uma empresa que reconhece e valoriza isto como é o caso da Equatorial Energia’’, destacou Elia Menezes proponente do projeto e realizadora do evento.





O projeto tem patrocínio da Equatorial Energia via Lei de Incentivo à Cultura Semear, do Governo do Estado do Pará e Fundação Cultural do Pará.

Para o superintendente da Equatorial Pará, na região Oeste, Brunno Margato, toda riqueza cultural apresentada pelos botos, envolve dezenas de artistas que também precisam de valorização, reconhecimento e que foram fortemente afetados pela pandemia da covid-19, inclusive com seus trabalhos paralisados, prejudicando um todo por conta do entretenimento que oferecem. “Nós também ficamos preocupados com esse público, e permanecemos juntos, inclusive nestes momentos, como agora, mais uma vez patrocinando este gigantesco movimento cultural. Esperamos que o evento seja um sucesso e que as pessoas de várias partes do mundo possam assistir e comprovar a grandiosidade desses artistas da Amazônia que merecem todo o nosso respeito”, reforça.
 
A transmissão também contará com apresentações culturais locais nos intervalos de cada boto, e terá a participação dos: Carimbozeiros, Mestre Osmarino Kumaruara, Mestre Silvan Galvão, Roberto – Banzeiro, Carol Pedroso, Mestre Chico Malta.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp