21/12/2021 às 09h39min - Atualizada em 21/12/2021 às 09h39min

Romance histórico retrata a luta por sobrevivência no interior do Brasil | Portal Obidense

Saga familiar tem movimento imigratório, conflitos agrários e revoltas populares como pano de fundo para as descobertas do amadurecimento

Por: Dielin da Silva

PARÁ - Em que momento da vida um menino vira homem? A transição é marcada apenas pela passagem dos anos ou tem relação com as escolhas que fazemos ao longo da vida? Estas são algumas das perguntas que o autor e professor universitário Marcos Vinícius De Bortolli responde em Quando Meninos Viram Homens, saga familiar contada em três volumes permeados por mais de 800 referências históricas.

Resultado de um extenso trabalho de pesquisa, a obra se destaca pela precisão dos registros e fluidez da narrativa em uma história envolvente e romanceada. Durante nove anos, Marcos V. Bortolli (foto) dedicou-se na busca de informações em arquivos, incursões aos locais históricos, livros e fotografias. Tudo para construir uma trama que retrata com fidelidade os costumes, desafios, sonhos e paixões dos habitantes de cidades do interior do Brasil como Alfredo Chaves, atual Veranópolis (RS), Sede Aurora (RS) e Pato Branco (PR).



A história, que começa com a busca do jovem italiano Giuseppe pelo amor de infância no Brasil, acompanha três gerações que não abandonam os ideais de família, trabalho e fé mesmo quando enfrentam traições, travam batalhas armadas ou lidam com a dor de perdas. Quando Meninos Viram Homens reverencia as experiências de milhares de imigrantes e seus descendentes em território brasileiro, cobrindo um período de quase 90 anos de história.

Os membros da família Di Soranzi protagonizam episódios viscerais e emocionantes que se mesclam com acontecimentos históricos retratados com precisão. A Grande Imigração Italiana do fim do século XIX, a Revolução Federalista (1893 a 1895), a repressão da Era Vargas (1930 a 1945) e a Revolta dos Posseiros (1957) são apenas alguns dos marcos visitados ao longo das páginas. A saga aborda ainda temas como fascismo, suicídio, prostituição, infidelidade e a força feminina.



A série, recheada de trechos de músicas de sucesso e gírias da época, é complementada por mais de 1.200 fotos históricas. Os registros, realizados entre 1870 e 1957 e reunidos pelo autor em um acervo online, criam uma imersão completa ao apresentar os cenários narrados nos livros. Os três títulos da saga Quando Meninos Viram Homens estão disponíveis para compra no site oficial do autor e na Amazon.


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.2%
10.3%
1.7%
0%
0%
15.1%
1.7%
0.6%
33.3%
1.7%
3.7%
4.8%
2.6%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp