06/12/2021 às 17h05min - Atualizada em 06/12/2021 às 17h05min

Mercado de trabalho e cotidiano: a importância da matemática em nossas vidas | Portal Obidense

O Brasil é um dos países que mais deixam a desejar no quesito educação financeira

DA Redação
A matemática desempenha um papel vital em todos os aspectos da vida, seja em questões cotidianas ou no campo do trabalho, como no controle do tempo, na culinária, nas finanças, entre tantas outras formas.

Contudo, aquela velha máxima ainda persiste e esse é um assunto que “ou você gosta ou você odeia”. Afinal de contas, variáveis e equações podem ser difíceis de resolver e entender em mercados de trabalho que exigem um nível maior de conhecimento sobre ciências exatas. Só que nem todos necessitam ser gênios para atuar em áreas mais analíticas.

Obviamente, a lista de segmentos que envolve matemática é enorme. Mas, independentemente disso, destacamos quatro setores importantes que essa ciência participa direta e indiretamente na vida das pessoas; bem como também indicamos alguns jogos para abrir a mente junto aos cálculos.



Finanças

O Brasil é um dos países que mais deixam a desejar no quesito educação financeira. Em uma pesquisa do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) realizada em 2018, o país ficou na na 17ª posição entre 20 nações avaliadas no ranking de competência financeira entre jovens.

Ao administrar dinheiro, um ponto relevante é saber como calcular juros simples e composto. Pois, muitas vezes, é essa habilidade de interpretação que será determinante para escolher a melhor conta bancária e também o cartão de crédito mais favorável.

Além disso, é importante destacar que as pessoas que fazem empréstimos precisam entender sobre o assunto, pois fica mais fácil descobrir as melhores maneiras de economizar e investir dinheiro.




Arquitetura

Trabalhar com arquitetura significa participar de vários mundos, que vão desde preocupações com o meio ambiente até a cálculos de área. A matemática, embora seja uma ciência técnica, é uma parte crucial do projeto arquitetônico. Ela pode ser aplicada tanto na parte artística quanto na prática ao gerar uma proposta.

Por exemplo, através de equações pode-se decidir o orçamento de construção e manutenção com o auxílio de área, altura, materiais e desenvolvimentos.

Ao mesmo tempo, ela é determinante na elaboração de um projeto, que envolve cálculos de tamanhos, proporções e a divisão dos espaços projetados com base em relações matemáticas.




Culinária

Na culinária, não é novidade alguma que ferramentas úteis de trabalho como copos de medida e balanças são imprescindíveis para a preparação de alimentos. Porém, todos que se aventuram na cozinha, mesmo que de maneira recreativa, necessitam dominar informações básicas sobre frações para colocar em prática suas habilidades.
Já os chefs vão além. Eles têm que ser capazes de medir ingredientes, cronometrar receitas e ajustar as temperaturas de cozimento. Além disso, ao criar pratos específicos para dietas, por exemplo, tona-se muito importante dominar a matemática aplicada à nutrição.
Dessa maneira, o conhecimento sobre calorias, gordura, açúcar e sódio, com base nas necessidades dietéticas das pessoas, permite criar um menu apropriado utilizando cálculos nutricionais.


Agricultura

A matemática também é fundamental no campo da agricultura. Através dos números, os agricultores descrevem com precisão as condições climáticas, o ph da água, bem como a acidez do solo — fatores primordiais no setor.

Mas não é somente isso. Os cálculos também os auxiliam a planejar e definir dimensões e tamanhos que irão trabalhar, determinando o rendimento de safras para evitar futuros prejuízos.

Jogos de cartas que estimulam a capacidade de realizar cálculos

Os jogos de cartas, além de relaxantes no tempo livre, podem ser uma ótima oportunidade para as pessoas testarem as suas respectivas habilidades matemáticas através da perspectiva do entretenimento.

Um dos títulos mais reverenciados pelos profissionais da área de ciências exatas é o blackjack, clássico jogo que engloba cálculos e probabilidades em todas as suas formas de disputa. Até por isso, como o blackjack possui mais de uma variante, cada modo de disputa exige estratégias e cálculos diferentes.

Todavia, não são apenas os matemáticos e cientistas que têm grande apreço por essa modalidade. Principalmente na cultura norte-americana dos cassinos, há muitas celebridades que jogam blackjack com alguma frequência: Ben Affleck, Matt Damon, Michael Jordan e Jay-Z são algumas delas.

Por fim, também vale destacar o bridge. Passatempo favorito de um dos homens mais ricos do mundo, o magnata Bill Gates, o game é um entretenimento desafiador para os fãs dos números.

De contas simples como adição, subtração, multiplicação e divisão, para funções de cálculo de probabilidades e porcentagens, esse jogo fomenta as habilidades matemáticas como poucos no cenário das cartas.


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.2%
10.3%
1.7%
0%
0%
15.1%
1.7%
0.6%
33.3%
1.7%
3.7%
4.8%
2.6%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp