05/10/2021 às 10h24min - Atualizada em 05/10/2021 às 10h24min

Lançado 4º livro sobre a história de Óbidos | Portal Obidense

Padre e historiador Sidney Canto, juntou documentos histórico sobre o município no Livro, História, memórias e crônicas obidenses

Por: Walmir Ferreira

ÓBIDOS – Antes mesmo de o município obidense comemorar 324 anos, o escritor e historiado Pe. Sidney Canto fazia o lançamento do 4º livro sobre a história daquela cidade, o local escolhido foi o palácio José Verissimo, onde funcionou o quartel do 4° Grupo da Artilharia de Costa, composto de duas Baterias, abrigando mais de 200 homens do exercito Brasileiro.

O coquetel aconteceu no dia 30/09, as 17h30mn. Os convidados que compareceram tiveram a melhor recepção e assistiram a apresentação dos músicos obidenses Nilce Amaral e Joelson Araújo com musica popular brasileira e internacional.

O livro trás informações sobre a câmara municipal de Óbidos, com cópia de documentos originais, relatos da iluminação publicano ano de 1870, barões da cidade, religião, músicos da época, como era a educação na cidade, um novo assunto sobre o forte, sobre os escravos, hospital Santa Casa, matadouro, mercado municipal, energia elétrica, missões e missionários, rebelião de 1932 (a revolta), com noticia de jornal da época entre outras memorias.

O salão nobre do auditório da Casa de Cultura ficou lotado, sempre com os cuidados e respeitando ao distanciamento, pessoas realmente interessadas em saber um pouco mais sobre a história do município, contada através de vasta pesquisa em documentos e relatórios históricos.





O brilho foi total, esteve à frente da organização o historiador Carlos Vieira, como organizador, a mesa foi composta por pessoas que estão envolvidas e muito contribuem para a cultura e desenvolvimento do município como próprio escritor Sidney Augusto Canto, o poeta, escritor e cordelista Sérgio de Andrade, Jaime Silva prefeito de Óbidos, Regina Figueira Secretária de Cultura e o anfitrião do evento Carlos Vieira.

O projeto sobre resgate da história de Óbidos, faz parte de uma ação do Portal Obidense e o historiador Pe. Sidney Canto, segundo ele muita coisa ainda precisa ser levado ao publico, pois, Óbidos é rica culturalmente e tem uma história fascinante.

Veja abaixo, como foi:


 
Sidney Augusto Canto nasceu no dia 04 de maio de 1974, em Santarém – PA. É graduado em “Ciência da Religião” pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, pós graduado (especialização) em “História da Amazônia” pela Faculdades Integradas do Tapajós – FIT, mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Foi ordenado presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana em 28 de dezembro de 2001. Atualmente é vigário paroquial da Catedral Metropolitana da Arquidiocese de Santarém e Diretor da Escola Diaconal São Lourenço. É membro fundador da Academia de Letras e Artes de Santarém – ALAS, e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós – IHGTap. Autor de diversas obras sobre a história da região Oeste do Pará e mantém um blog sobre memória, história e cultura: www.sidcanto.blogspot.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp