16/09/2021 às 11h14min - Atualizada em 16/09/2021 às 11h14min

Padre e pesquisador lançará novo livro sobre Óbidos | Portal Obidense

O livro é o resultado de vasta pesquisa de documentos e registro sobre a cidade de Óbidos. É o quarto volume da séria “Crônicas Pauxis”

Por: Walmir Ferreira
Capa do Livro: História, memórias e crônicas obidenses
ÓBIDOS - No próximo dia 30 de setembro, quinta-feira, a cidade de Óbidos ganhará uma nova obra sobre sua história. “Histórias, memórias e crônicas obidenses” é o título do novo livro do padre Sidney Canto, que dá continuidade à parceria com o Portal Obidense. O lançamento também comemora o aniversário da cidade que completará no dia 02 de outubro 324 anos de história.
 
Neste novo trabalho, além de artigos e crônicas já publicados no Portal Obidense, o autor faz um resgate dos trabalhos da Câmara Municipal de Óbidos no período do Império, apresenta informações sobre as obras e realizações feitas pelo intendente Augusto Corrêa Pinto, relembra os trabalhos da expedição do Marechal Cândido Rondon, além de outras memórias e histórias obidenses.
 
O livro é uma realização do Portal Obidense que, desde o ano de 2012 vem realizando o resgate da história da nossa cidade, apoiando o trabalho de pesquisa do padre Sidney Canto. Ao longo desses quase dez anos conseguimos localizar documentos, fotos, relatos, crônicas, artigos de jornais e revistas que nos ajudam a entender o dia a dia da vida de nosso povo. Boa parte desse trabalho já está condensado em três livros anteriormente publicados.



O evento será aberto ao público em geral, tendo como responsável local o professor e historiador Carlos Vieira (carlinhos).
 
Local e apresentação musical
 
O local escolhido para o lançamento será no salão nobre da Casa de Cultura de Óbidos. A partir das 18hs. Antes do Cerimonial, acontecerá uma apresentação da jovem Saxofonista Adriana Santa e do instrumentista Cancão.    
 
SOBRE O AUTOR:
 
Sidney Augusto Canto nasceu no dia 04 de maio de 1974, em Santarém – PA. É graduado em “Ciência da Religião” pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, pós graduado (especialização) em “História da Amazônia” pela Faculdades Integradas do Tapajós – FIT, mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Foi ordenado presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana em 28 de dezembro de 2001. Atualmente é vigário paroquial da Catedral Metropolitana da Arquidiocese de Santarém e Diretor da Escola Diaconal São Lourenço. É membro fundador da Academia de Letras e Artes de Santarém – ALAS, e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós – IHGTap. Autor de diversas obras sobre a história da região Oeste do Pará e mantém um blog sobre memória, história e cultura: www.sidcanto.blogspot.com.br
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp