03/08/2021 às 14h17min - Atualizada em 03/08/2021 às 14h17min

Entrevista com o incentivador cultural Mauro Sena em Óbidos | Portal Obidense

Valorize o que é nosso - Mauro fala sobre o mês folclórico, folia de São Tomé, religiosidade e sobre o resgate do festival do Tucunaré

Por: Marcelo Luiz

ÓBIDOS - Mauro Sena é Obidense e ao longo do tempo também foi considerado um grande incentivador da cultura local, sempre esteve envolvido em movimentos culturais e dentro de suas possibilidades trabalha para preservar e manter viva as tradições no município obidense.
 
Diante disso, em entrevista ao Portal Obidense, conta um pouco da história folclórica que sempre está em evidência, também no mês de agosto. "O mês de agosto no calendário é considerado o mês da cultura, um mês em que o folclore aflora. Com o ano atípico devido a pandemia, os grupos folclóricos estão com suas programações escondidas, porém o momento que ela é acionada ela certamente está ali pronta pois Óbidos respira cultura." Disse Mauro Sena.

Mauro destacou alguns temas culturais de Óbidos, sendo também citado a Folia de São Tomé que tem origem na comunidade Arapucú, comunidade onde segundo alguns historiados foi onde nasceu o município obidense.
 
A história por trás da derrubada de mastros recheados de frutas que eram uma espécie de oferenda destinada a Deus. "O mastro de oferendas representa a lavoura para os povos, sendo a colheita farta que eles levantavam em oferecimento a Deus pela abundância da colheita. Os alimentos que estavam no mastro eram divididos naquele momento entre os povos, e esse simbolismo existe até os dias de hoje também presente na folia de São Tomé" Destacou Mauro Sena.

No bate papo o incentivador cultural ainda ressaltou sobre a vontade de realizar um projeto cultural de resgate ao Festival do Tucunaré que acontece anualmente na comunidade Vila União do Curumú para que a essência dos antepassados possam estar presentes nos dias de hoje.

Mauro que é devoto de Sant'Ana agradeceu a coordenação da festividade que proporcionou um momento lindo durante os dias e principalmente no dia da festa onde o bispo Dom Bernardo anunciou que um material do lugar onde Sant'Ana viveu estará presente na catedral sendo Óbidos a única igreja no Brasil a realizar tal feito.





Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp