09/07/2021 às 21h14min - Atualizada em 09/07/2021 às 21h14min

Castanheiros devem retornar as atividades no dia 14/08 na região dos Campos Gerais | Portal Obidense

Para isso todos os associados deverão estar vacinados. A prefeitura de Óbidos, vai disponibilizar vacina aos trabalhadores extrativistas

Por: Marcelo Luiz

Portal Obidense  Publicidade 790x90


Entrevista - Advogada Marcélia Bruna e diretores da Associação.

ÓBIDOS
– Depois de duas reuniões com autoridades governamentais foi determinado o retorno das atividades, desde que cumpram algumas determinações.

Uma das exigências pautada na primeira reunião com a diretoria dos castanheiros e os órgãos governamentais foi o levantamento de todos os cadastrados que já se imunizaram contra a covid-19. Após o levantamento, a obrigatoriedade de enviar ao IDEFLOR no prazo máximo de até, hoje sexta-feira (09).

O levantamento foi realizado e os dados foram entregues. Na segunda reunião realizada na manhã desta sexta-feira (09) já com a posição favorável aos castanheiros que a partir de agosto poderão retornar suas atividades na região dos Campos Gerais.

Segundo Marcélia, todos os associados e cadastrados no IDEFLOR-BIO deverão estar tomando a 1° ou 2° dose da vacina contra covid-19 para que os mesmos estejam liberados para exercer seu trabalho na região. Essa medida é para proteger os Índios que moram na região dos Campos Gerais.

A prefeitura de Óbidos, irá disponibilizar as vacinas, isso é mais uma conquista dos associados. A vacina americana Jassen estará disponível sendo ela de dose única para quem irá ser imunizado pela primeira vez. Já quem tomou a 1° dose da Astrazeneca deverá retornar também na terça-feira (13) para tomar a 2° dose, isso serve para todos os associados que imunizados, se habilitam a exercer suas atividades de coleta de castanha normalmente.

 
Sobre isso falamos com a advogada Marcélia Bruna, que está à frente do caso representando a Associação dos Castanheiros, e já convoca os cadastrados que ainda não se imunizaram para poder tomar a 1° (dose única) ou 2° dose da vacina nesta terça-feira (13). "O resultado foi o esperado, a associação foi ouvida, hoje tivemos a segunda reunião com o Mistério Público Federal, Estadual e a prefeitura de Óbidos e Oriximiná, Funai e IDEFLOR-BIO, onde nessa reunião ficou definido a vacinação e a data para a vacinação a todos os cadastrados no IDEFLOR-BIO pra tomarem a vacina". Disse confiante Marcelia Bruna (Advogada).

Segundo o diretor da associação dos extrativistas Sr. Alberto Sampaio a liberação para a coleta da castanha iniciará no dia 14 de agostos com o prazo de 90 dias para a coleta, após esse prazo a atividade de coleta só retornará em janeiro de 2022.

Todos os associados cadastrados no IDEFLOR-BIO acima de 18 anos estão convocados a estarem no estacionamento da Assembleia de Deus, na terça-feira (13) com sua carteira de vacina e documentos de identificação para serem imunizados e assim poderem continuar com sua atividade extrativista.

Entenda o Caso – CLICK AQUI

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp