02/06/2021 às 18h16min - Atualizada em 02/06/2021 às 18h16min

Prefeitura de Oriximiná e Ufopa promovem a VI Semana do Meio Ambiente no município | Portal Obidense

Maratona e palestras virtuais sobre temas relacionados ao meio ambiente são destaques da programação que acontece esta semana, de 1º a 5 de junho, em Oriximiná.

Fonte: UFOPA - Oriximiná

Foto: Divulgação
ORIXIMINÁ - Começa nesta terça-feira, 1º de junho, a VI Semana do Meio Ambiente de Oriximiná, que este ano tem como tema a restauração de ecossistemas. Durante os cinco dias de evento, diversas atividades de pesquisa e de extensão serão promovidas pelo campus da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) no município. Realizada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Semana integra o calendário oficial de eventos acadêmicos do Campus Oriximiná da Ufopa.

Gratuita e aberta ao público, a programação contará com ações de reciclagem (drive-thru) e de limpeza de praças públicas, além de concurso de aplicativos, minicurso de análise de água e quiz virtual sobre meio ambiente. “Estamos na nossa sexta semana do meio ambiente, que tem como objetivo principal mostrar, para a sociedade, a importância do desenvolvimento sustentável e da conservação da natureza, visando uma melhor qualidade de vida”, explica a diretora do Campus Oriximiná, Dávia Talgatti.


Um dos destaques da Semana será a realização da I Maratona do Meio Ambiente, que disponibilizará, por meio de QRCode, um mapa interativo virtual para registro da passagem dos participantes em cada um dos seis pontos de referência da maratona: Aeroporto, Campus da Ufopa e Orla do Iripixi, além das praças da Saudade, Matriz e Centenário.

Outro destaque do evento será a transmissão diária de lives científicas que contarão com a participação de professores e de especialistas da área do meio ambiente. As palestras virtuais ocorrerão, a partir das 19 horas, no canal do Campus Oriximiná no YouTube.

Confira as datas e temas das palestras:

1 de junho: “Oriximiná Smart City: é possível?”, com a professora Suzane Monteiro (Ufopa)

2 de junho: “É possível implementar a mobilidade elétrica na Amazônia?”, com a professora Maria Emília Tostes (UFPA)

3 de junho: “Desafios para implementação da coleta seletiva em Oriximiná”, com Enamara Brito (SEMDURB) e os professores Taiane Vinente (EETEPA) e Melquíades Costa (Ufopa)

4 de junho: “Eficiência Eenergética em edificações na Amazônia e arquitetura sustentável”, com as professoras Ana Carolina Dias (UFPA) e Jéssica Chaves Ribeiro (UFC)

5 de junho: “Alterações Climáticas: Como isso altera a sua vida”, com os professores Samuel Gomides (Ufopa) e Talita Machado (UFMG)

A VI Semana do Meio Ambiente é promovida pelo Campus Oriximiná da Ufopa, em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Mineração (SEMMA), de Desenvolvimento Urbano (SEMDURB) e de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI). O evento conta ainda com a parceria do Laboratório de Controle de Qualidade de Água (LCQA) e do CENAT-Oriximiná.

Confira a programação completa: https://www.instagram.com/semanadomeioambiente02/

Serviço: VI Semana do Meio Ambiente de Oriximiná

Data: 1º a 5 de junho de 2021

Locais: Município de Oriximiná e canal do Campus Oriximiná da Ufopa no YouTube


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp