26/05/2021 às 17h31min - Atualizada em 26/05/2021 às 17h31min

SEMMA realiza campanha em combate a poluição sonora nos rios | Portal Obidense

O Objetivo principal da campanha é alertar para os problemas pelo uso indevido de ruídos pelos motores adulterados causando danos a saúde.

Por: Ezequiel Silva

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Divulgação
ÓBIDOS - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), estará realizando a campanha de conscientização e combate a ruidos excessivos nos rios.
 
O motivo de campanha é devido a várias denúncias que o órgão recebeu da população, principalmente dos motores rabetas que passam pelo lago pauxis. Visando a educação dos condutores de embarcações e para falar sobre o assunto conversamos com Lucas Soares, que é chefe de educação ambiental da secretaria municipal de meio ambiente que pontou alguns itens da ação.


"Nós lançamos na página da prefeitura a nossa nova campanha, que vem com o tema:  Nevegar com respeito e consciência ao próximo.  Essa campanha, trata da questão de combate a adulteração ou retirada da descarga de motores rabetas, haja vista que quando iniciamos a campanha de poluição sonora, desde o seu início até agora recebemos varias denúncias com relação a esses motores rabetas principalmente no lago pauxis pelos moradores daquela área.  A criação dessa campanha foi no sentido de dar a resposta para a sociedade já que estamos vivendo um momento em que não está sendo fácil e diante destas denúncias a SEMMA cria a campanha de forma educativa, e vamos aproveitar as mídias e o contato com a população para levar um pouco de conhecimento sobre essa questão e sobre as leis. E claro, depois que cumprir essa parte, a secretaria vai efetivar essa legislação e as fiscalizações." disse Lucas Soares.
 
Segundo Lucas, haverá distribuição de panfletos educativos sobre a campanha, e após a campanha educativa, o motor rabeta ou de qualquer tipo de embarcação que estiver irregular, haverá punições: "A multa para quem adultera o motor rabeta, varia em média de acordo com decreto federal entre 500,00 (quinhentos) à 10.000,00 (dez mil reais), e com relação a poluição sonora referente às motos e caixas de sons veiculares essa multa de acordo com nosso código de postura atual está no valor de 6.113,25 (seis mil cento e treze reais e vinte e cinco centavos) em caso da infração, e aproveitando a oportunidade gostariamos também de falar dessa questão das motos onde muitas pessoas perguntam se haverá campanha para as motos. E afirmamos sim."

A campanha da moto faz parte da campanha da poluição sonora, e esta sendo reforçada na questão das descargas desses veículos, nas palavras de Lucas Soares, " O que acontece é que essas descargas não estão proibidas por lei, porque são descargas de competição, mas essas motocicletas não podem transitar na cidade onde há residências, para 
pessoas que fazem uso desses veículos saibam que estão cometendo crime, e se forem flagradas, a moto será confiscada, a descarga será recolhida e as providências legais serão tomadas. Para esses casos de poluição sonora causada por motocicletas o que dificulta o nosso trabalho de fiscalização é que na maioria são veículos sem placa e isso impede a identificação." completou Lucas Soares.
  
Para denúncias de poluição sonora a população pode entrar em contato pelo (93) 99220-3422, lembrando que sua identidade será preservada.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp