19/05/2021 às 14h25min - Atualizada em 19/05/2021 às 14h25min

Evento debate tecnologia de bioflocos para produção sustentável de peixes da Amazônia | Portal Obidense

O evento vai reunir pesquisadores de renome de instituições nacionais, assim como produtores e consultores com expertise de produção aquícola em sistema de produção em bioflocos

Por: Walmir Ferreira
Texto e arte - UFOPA

Arte: UFOPA

PARÁ - De 21 a 25 de junho de 2021, ocorre o I Workshop Nacional sobre Tecnologia de Bioflocos na Amazônia com o tema “Amazônia sustentável: uma nova perspectiva para a aquicultura”. A programação on-line terá palestras, mesa-redonda e apresentação de trabalhos científicos dentro de diversas temáticas em aquicultura. Gratuitas, as inscrições e submissões de trabalhos podem ser feitas no site do evento.

A iniciativa é realizada pelo Grupo de Pesquisa Aquicultura na Amazônia Ocidental, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e Universidade Nilton Lins, com a colaboração de várias instituições de pesquisa. A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) é uma das organizadoras, com a participação dos professores Gustavo Claudiano, Luciano Jensen e Michelle Fugimura.

O evento vai reunir pesquisadores de renome de instituições nacionais, assim como produtores e consultores com expertise de produção aquícola em sistema de produção em bioflocos (BFT) para aplicação na produção sustentável de espécies nativas da Amazônia, principalmente tambaqui e matrinxã.

Operando sem troca ou com troca mínima de água, os bioflocos são compostos por diversos microrganismos que possibilitam vários ciclos de produção, contribuindo para minimizar impactos da aquicultura no ambiente e controlar problemas sanitários de importância econômica mundial.

Minicurso – Nos dias 21 e 22, haverá o minicurso “Qualidade de água em sistema de bioflocos”, destinado a acadêmicos, pesquisadores, técnicos e produtores aquícolas interessados em aprender sobre os parâmetros de qualidade de água que interferem na produção de peixes e camarões em sistema de bioflocos, além do manejo para manter a qualidade de água. Com duração de 12h, será ministrado em formato on-line e ao vivo, por quatro profissionais com expertise na produção de camarões e peixes em BFT. Apenas para o minicurso será cobrada inscrição no valor de R$ 100.
Acesse a programação completa do I Workshop Nacional sobre Tecnologia de Bioflocos.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp