07/04/2021 às 18h29min - Atualizada em 07/04/2021 às 18h29min

Nível do Rio Amazonas preocupa Defesa Civil de Óbidos | Portal Obidense

Segundo Jamerson Amaral, a subida do rio está estável com a diminuição das chuvas na região

Por: Ezequiel Silva
Fotos: PMO
ÓBIDOS - O Nível do Rio Amazonas começa a preocupar moradores que residem em áreas baixas próximas ao lago Pauxis, na orla da cidade por exemplo já pode se observar que as águas já começam a invadir a área do porto de embarcações.
 
Jamerson Amaral que é coordenador da Defesa Civil de Óbidos, falou sobre o alerta em que o município já se encontra, devido aos possíveis alagamentos em alguns trechos da cidade, entre eles a falta de madeira para construir as pontes nas áreas afetadas: “Esse ano percebemos que o inverno foi bastante forte, e que algumas ruas de áreas baixas, já estão ficando alagadas. Ontem tivemos uma reunião com o nosso coordenador de estado adjunto o coronel Pinheiro lá de Belém por vídeo conferência, e colocamos para eles as nossas situações que enfrentamos nessa época do ano, então o grande problema nessa época é a falta de madeira, tem várias apreensões tanto no Ibama como em Juruti, que tem várias balsas com toras de madeira quem sabe liebram para usar nas pontes, fica complicado trabalhar sem material." disse Jamerson Amaral.



 
Jamerson falou sobre o nível do rio, que está em uma cota de alerta, apesar de ser um fenômeno da natureza a defesa civil está correndo atrás da liberação de madeiras para iniciar os trabalhos nessas áreas: "Hoje nós estamos com 7.68cm, Óbidos está na situação de alerta em relação a cheia, temos aí mais um mês de enchente. Quero dizer que a defesa civil está trabalhando para conseguir essa madeira, ontem em conferência na reunião que tivemos com o Coronel, ele nos garantiu que vai falar com o Ministério Público ou com o pessoal da Federal e outros órgãos para que adiantem essa liberação de imediato para iniciar os procedimentos." disse Jamerson Amaral.
 
O nível do rio está dez centímetros abaixo da cheia do ano de 2009 a maior dos últimos 10 anos, e já preocupa moradores não só os ribeirinhos, mas também a população que mora próximo da área do lago Pauxis.






 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp